O desafio

As florestas e a vegetação nativa são fonte de vida para as pessoas no Brasil e no mundo. Elas contribuem para a segurança alimentar e hídrica, possibilitam a geração de emprego e renda no campo e reduzem emissões, sendo fundamentais para a manutenção do clima no planeta.  

O modelo de interação com a vegetação nativa, no entanto, desencadeia forte pressão de atividades não sustentáveis e do uso predatório dos recursos naturais, colocando esses benefícios em risco. Na Amazônia, por exemplo, o desmatamento crescente pode levar a floresta a um ponto de não retorno que acabaria com suas características de floresta tropical.  

 

1,2 bi

de pessoas dependem de florestas para viver no mundo

43%

da perda de florestas primárias no mundo em 2022 ocorreu no Brasil 

11 mi

de hectares é o potencial de restauração a partir de áreas que se regeneraram na Amazônia 

1/3

da redução de emissões globais pode ser atingida pela conservação e restauração de florestas no mundo

Nossa abordagem

O programa de Florestas, Uso da Terra e Agricultura trabalha para que a conservação e a recuperação da vegetação nativa se tornem elementos centrais nos planos econômicos, sociais e ambientais de cidades, estados e do Brasil.  

Para isso, promove a abordagem de restauração de paisagens e florestas, o monitoramento do uso da terra e da ampla divulgação e análise de modelos produtivos sustentáveis na agropecuária, dentro de uma abordagem de proteger, produzir, reduzir e restaurar:  

  • Proteger: Apoiar a implementação de estratégias de monitoramento e políticas públicas para garantir que biomas como Amazônia, Mata Atlântica e Caatinga estejam totalmente monitorados, promovendo a conservação da vegetação nativa.  

  • Produzir: Incentivar a construção de arranjos públicos e privados de uso sustentável da terra, de forma a promover a produção de alimentos e produtos florestais e garantir a adequação legal de produtores rurais, por meio, por exemplo de e mercados de carbono e mecanismos de pagamentos por serviços ambientais em áreas conservadas.  

  • Reduzir: Reduzir o impacto socioambiental de atividades de uso do solo a partir de um sistema de produção que inclua as florestas e promova o compartilhamento de benefícios, promovendo modelos como os sistemas agroflorestais, integração lavoura-pecuária-floresta e a promoção de uma bioeconomia florestal. 

  • Restaurar: Promover a recuperação de áreas degradadas contribuindo para o cumprimento dos compromissos climáticos do Brasil no Acordo de Paris a partir de uma estratégia focada em pessoas que promovem as diversas estratégias de restauração, como a regeneração natural assistida, agroflorestas e a silvicultura de nativas. 

Websérie conta cinco histórias de brasileiros que estão plantando árvores e transformando sua relação com a terra a partir da restauração das florestas.

Acesse aqui