Cities4Forests é uma aliança global de mais de 80 cidades que atuam para conservar, restaurar e gerenciar de forma sustentável a natureza, especialmente as florestas, em prol do bem-estar humano. As cidades membros comprometem-se a catalisar grandes mudanças políticas em prol das florestas, facilitar o fluxo de financiamento para projetos baseados na natureza e defender globalmente a conservação e restauração de florestas tropicais.

As árvores, as florestas e a natureza em um sentido amplo são essenciais para as cidades e seus moradores, e proporcionam muitos benefícios para o clima, a água, a biodiversidade, a saúde e o bem-estar das pessoas. Por isso, o Cities4Forests atua em quatro escalas:

  • Florestas internas, como as árvores e a infraestrutura verde da cidade, que mitigam inundações e ilhas de calor urbanas.
  • Florestas próximas, incluindo as matas ciliares, que protegem os recursos hídricos de uma cidade.
  • Florestas distantes, como as florestas tropicais, que são as maiores reservas terrestres de carbono e biodiversidade.
gráfico sobre florestas internas, próximas e distantes

No Brasil, fazem parte do Cities4Forests: Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Extrema (MG), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Salvador (BA), São Luis (MA) e São Paulo (SP). As cidades contam com apoio técnico em áreas como políticas públicas, engajamento político, financiamento, equidade social e monitoramento. Além das cidades, o Cities4Forests trabalha em estreita colaboração com agências metropolitanas de água e energia, instituições financeiras de desenvolvimento, empresas, organizações da sociedade civil e comunidades locais.

Uma aliança necessária

O desmatamento no Brasil tem batido recordes sucessivos, enquanto a ciência de ponta e o noticiário indicam que os impactos climáticos atingem as cidades com cada vez mais frequência e intensidade. Proteger e recuperar a natureza e seu papel estruturante para as cidades, seu bem-estar e resiliência, são ações urgentes, alinhadas às agendas globais para o meio ambiente, o clima e o desenvolvimento urbano sustentável – como a Década para Restauração de Ecossistemas da ONU, os ODS e a Nova Agenda Urbana.

Engajar as cidades brasileiras em ações que restaurem e protejam as florestas e outros ecossistemas – como as soluções baseadas na natureza e a infraestrutura natural para a água – permite enfrentar muitos dos grandes desafios urbanos atuais: a resiliência diante de impactos climáticos e futuras pandemias, os passivos históricos de infraestrutura e habitação, o acesso desigual a áreas verdes e as desigualdades sociais.

O que o Cities4Forests faz?

Engajamento político e parcerias

Capacitamos as cidades, prefeitos e residentes a se tornarem protetores das árvores, das florestas e da infraestrutura verde dentro e além dos limites de suas cidades. Promovemos informação e conscientização sobre os benefícios das florestas e da natureza para o bem-estar e a resiliência urbana. Por meio da rede, alinhamos, agregamos e amplificamos as vozes das cidades na defesa das florestas. 

Desde o princípio do Cities4Forests, contamos com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) tanto na articulação das cidades membros quanto no engajamento de novas cidades na iniciativa. Ao lado de outras organizações comprometidas em catalisar ações pelas soluções baseadas na natureza (SBN), confundamos e integramos a Aliança Bioconexão Urbana.

Apoio técnico e capacitação

Oferecemos suporte técnico para melhorar os planos, as políticas públicas e a gestão das florestas e da natureza, tanto nas escalas municipal e metropolitana quanto nas bacias hidrográficas, incluindo as soluções baseadas na natureza e a restauração de florestas para a água, em linha com. Ajudamos as cidades a mapear árvores urbanas e a planejar a arborização, a restauração florestal e o monitoramento dessas ações. Sistematizamos e compartilhamos as melhores práticas, estabelecemos intercâmbios entre pares e promovemos uma rede para o compartilhamento eficiente de informações. Apoiamos a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias promissoras, incluindo monitoramento.

Financiamento de iniciativas para a natureza

Buscamos destravar o investimento e o financiamento às cidades em ações em prol das florestas e da natureza. Por meio de estudos sobre infraestrutura natural para a água, ajudamos as cidade a mapear e estimar os benefícios econômicos de ações de restauração florestal. Com a Rede Fisc, articulamos e geramos conhecimento junto a instituições financeiras de desenvolvimento para impulsionar o financiamento a projetos urbanos verdes. Capacitamos o setor público para a estruturação de projetos urbanos robustos e financiáveis e aprimoramos o matchmaking entre cidades, proponentes de projetos e investidores.

O que as cidades membros fazem?

  • Endossam uma declaração política sobre a importância das florestas e da natureza para as cidades, como as cidades podem ajudar as florestas e sua intenção de se juntar ao Cities4Forests.
  • Engajam-se com ações em pelo menos uma das escalas de florestas (urbanas, próximas ou distantes) e aumentam o engajamento ao longo do tempo.
  • Compartilham experiências, desafios e projetos com outras cidades.
  • Oferecem pontos de contato para participar ativamente do Cities4Forests.

Aliança Bioconexão Urbana

Cidades precisam superar a visão equivocada de desenvolvimento e meio ambiente como elementos antagônicos. A aliança Bioconexão Urbana é uma iniciativa de oito organizações para promover a troca de conhecimento e a elaboração conjunta de ações para acelerar a adoção da natureza como solução para as cidades brasileiras. WRI Brasil, Fundação Grupo Boticário, Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade, Pacto Global, Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) e The Nature Conservancy (TNC) Brasil integram a aliança, criada em maio de 2021.

A Bioconexão Urbana busca disseminar o conceito de soluções baseadas na natureza (SBN). SBN compreendem uma vasta gama de soluções inspiradas e mantidas pela natureza, que restabelecem serviços ecossistêmicos e entregam múltiplos cobenefícios ambientais, sociais e econômicos. A Bioconexão Urbana vai promover capacitações e outras atividades para intercâmbio de conhecimentos, desafios e soluções, explorando sinergias e complementariedades entre os trabalhos das oito organizações. As ações do Cities4Forests contribuem com a agenda da Aliança, especialmente na troca de experiência entre as cidades e na discussão sobre políticas públicas de SBN. Além disso, a Rede Fisc iniciou um GT voltado para o financiamento para resiliência climática em cidades com SBN em parceria com a Fundação Grupo Boticário.

  • Foto no topo da página: Renan Pissolatti/WRI Brasil