Como resultado da crise do clima, eventos extremos são cada vez mais intensos e frequentes. Para ajudar cidades brasileiras a responderem a este cenário desafiador, o WRI Brasil está apoiando o Lincoln Institute of Land Policy em um curso sobre a implementação de políticas e soluções para redução dos riscos climáticos em territórios urbanos vulneráveis.

Sete cidades do Fórum Unicidades foram selecionadas para participar do curso: Belém, Belo Horizonte, Campinas, Campo Grande, Recife, Salvador (foto acima) e Teresina. Cada cidade montou uma sala de aula para cerca de 15 alunos, incluindo equipes das prefeituras e organizações sociais convidadas, que se juntam para assistir às aulas online.

O objetivo da iniciativa, que também conta com apoio da Frente Nacional de Prefeitos e do Ministério das Cidades, é construir capacidades e constituir uma comunidade de técnicos e tomadores de decisão, setor privado e sociedade civil para o compartilhamento de experiências e conhecimentos.

Da participação social à redução de desastres

As áreas urbanas no Brasil são particularmente vulneráveis à mudança climática devido a fatores como a desigualdade e a forma de ocupação do território. As populações mais pobres são especialmente afetadas e têm menos condições de se recuperar do impacto de eventos climáticos extremos. Aumentar a resiliência dos territórios vulneráveis implica ampliar a compreensão sobre os desafios que se apresentam e construir e implementar políticas urbanas e climáticas integradas e ações concretas de redução de riscos.

Estruturado em três blocos, o curso abrange todas essas etapas, em tópicos como participação social em contextos de vulnerabilidade; adaptação climática e governança multinível; soluções baseadas na natureza; e gestão de risco e redução de desastres. As aulas são ministradas por especialistas nos diversos temas: Anacláudia Rossbach, Claudius Leite, Fernando Nogueira, Giovanni Pérez, Inamara Santos Mélo, Luciana Ferrara, Maria Caldas, Melinda Lis Maldonado, Patrick Welch, Pedro Abramo, Rosana Denaldi e Samia Sulaiman.