O WRI Brasil tem a satisfação de anunciar os projetos urbanos selecionados para o programa de capacitação e mentoria do Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades. Dez projetos em estágio inicial, de diferentes regiões do país e de municípios grandes, médios e pequenos, foram selecionados para a aceleração. Em comum, eles têm o foco em reintegrar a natureza como aliada na mitigação de desastres e na redução de vulnerabilidades nas cidades brasileiras.

Até agosto de 2023, os selecionados receberão capacitação, mentoria e apoio na estruturação dos projetos, além de oportunidades de conexão com financiadores. Os dois projetos que conseguirem avançar mais em sua estruturação ainda contarão com apoio adicional até 2024.

Primeiro programa brasileiro de aceleração de projetos urbanos de SBN, o Acelerador de SBN em Cidades busca impulsionar essas soluções, caminhos efetivos para mitigar os efeitos das mudanças do clima e adaptar os centros urbanos aos eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes.

Conheça os projetos selecionados

Camaçari (BA) - Programa Águas de Camaçari/Etapa Piloto Bairro Parque Verde III

Proponente: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) da Prefeitura de Camaçari

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Camaçari foi selecionada com a proposta de um projeto-piloto que prevê proteção, preservação e plantio de mudas nativas em áreas que abrigam rios e nascentes no bairro Parque Verde III. O projeto seria implementado no âmbito do Programa Águas de Camaçari, política municipal voltada à restauração ecológica, proteção e conservação de áreas prioritárias para os corpos hídricos do município. 

O projeto piloto surge de demanda da comunidade do Parque Verde III, um bairro historicamente rural que tem assistido ao avanço da urbanização sobre as áreas de mananciais. As características urbanas têm alterado o perfil do bairro, que, no entanto, tem conseguido manter grande parte de suas áreas de preservação permanente (APP) ainda sem construções. O projeto promoverá fiscalização e sensibilização para os benefícios ambientais e sociais das SBN, por meio do envolvimento da população e incentivos à preservação, como descontos no IPTU, regularização de propriedades e inclusão no programa municipal de pagamentos por serviços ambientais (PSA).

Campo Grande (MS) - Projeto Parque dos Ipês

Proponente: Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) da Prefeitura de Campo Grande

O projeto prevê a implementação de um parque urbano multifuncional (com pavimentos permeáveis, área vegetada e lagoa pluvial) para promover o controle do escoamento superficial das águas pluviais e proporcionar valorização paisagística e espaço de lazer. Devido ao aumento de áreas impermeáveis, o bairro Santo Antônio é especialmente impactado por alagamentos decorrentes de chuvas intensas e tempestades. 

Ao promover o controle do escoamento superficial das águas pluviais, o parque minimizaria os efeitos resultantes das inundações na região, ao mesmo tempo em que proporcionaria valorização paisagística e espaço de lazer. Dentre as infraestruturas naturais planejadas, são previstos pavimentos permeáveis, área vegetada para controle de inundações e uma lagoa pluvial para retenção da água. Com 12 hectares de área, o parque urbano seria o primeiro da região, promovendo a ocupação da área e cumprindo com sua função socioambiental do terreno.

Estrela (RS) - Verde Urbano

Proponente: Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis) da Prefeitura de Estrela

Liderado pela Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade da Prefeitura Municipal de Estrela, o projeto busca mitigar localmente os efeitos das chuvas fortes, promover a drenagem sustentável e a redução das ilhas de calor. 

No bairro Centro, jardins de chuva seriam construídos para reduzir as inundações que ocorrem em áreas mais baixas da cidade. No Parque Princesa do Vale e na Rua dos Marinheiros, áreas que sofrem com inundações recorrentes, o projeto propõe a construção de biovaletas para reduzir alagamentos, filtrar poluentes e proteger populações vulneráveis. O projeto busca, com a natureza como aliada, promover a qualidade de vida, o conforto térmico, a permeabilidade do solo e o valor paisagístico.

Maringá (PR) - Parque Natural Multifuncional em Fundo de Vale

Proponente: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam)

O projeto propõe a criação de um parque linear multifuncional ao longo de córregos em fundo de vale na cidade. Os corredores verdes formados pelo parque promoveriam a gestão sustentável das águas urbanas, a reconexão do entorno com o fundo de vale, acesso de populações em vulnerabilidade social a espaços livres, fortalecimento dos ecossistemas e aumento da biodiversidade. 

Com o parque, o Ipplam visa aumentar a resiliência urbana e a qualidade ambiental, promover senso de pertencimento, consolidar o potencial dessas áreas e o uso de soluções alternativas às infraestruturas cinzas predominantes. O projeto contempla SBN como rotas verdes para pedestres e ciclistas, revitalização dos córregos, jardins de chuva, e manejo sustentável das águas pluviais. A primeira etapa consiste em um piloto, que poderia ser replicado em outras áreas dos 830 hectares de fundos de vale do município.

Maranguape (CE) - Parque Pirapora

Proponente: Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) da Prefeitura Municipal de Maranguape

O projeto propõe a implementação de SBN (jardins de chuva arborizados em 18 vias e seis jardins biofiltrantes) em três diferentes cenários ao longo do curso do Rio Pirapora: nas cabeceiras, em que abriga trechos da cidade com ocupações informais em APP; no médio curso, onde margeia o centro histórico e consolidado da cidade; e no baixo curso, em que existem loteamentos recentes.   
 
O projeto pretende realizar o manejo sustentável de águas pluviais e a revitalização do Rio Pirapora. O Pirapora deságua na Barragem do Rio Maranguapinho e a água da barragem, atualmente, encontra-se inadequada para consumo, razão pela qual o projeto busca utilizar SBN para elevar a qualidade hídrica da barragem em que deságua, visando torná-la adequada ao consumo, ao mesmo tempo em que se qualifica o espaço urbano adjacente. Dessa forma, o projeto pretende realizar o manejo sustentável de águas pluviais, a revitalização de rios e jardins de chuva.

Raposos (MG) - Parque Linear Rio das Velhas e Ribeirão do Prata

Proponente: Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social (Sedese) de Minas Gerais

A Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social de Minas Gerais foi selecionada com o projeto do Parque Linear Rio das Velhas e Ribeirão do Prata, que busca mitigar o alto risco para a população das fortes chuvas que atingem a cidade anualmente e geram deslizamentos e alagamentos pelo aumento do nível das águas do Rio das Velhas. O município de Raposos (MG) possui 32,5% do seu território em áreas de alto risco para alagamentos e deslizamentos. Em 2021, ainda se recuperando de uma forte enchente ocorrida no ano anterior, o município foi novamente devastado por fortes chuvas, que desalojaram cerca de metade sua população.

O parque mitigaria esses riscos ao promover a redução do fluxo de água do sistema de drenagem logo após as chuvas e possibilitar a captação de água nas bacias de retenção. Implantado nas imediações dos bairros mais atingidos pelas inundações, o projeto inclui a renaturalização das margens dos rios, com o plantio de espécies nativas, e a criação de espaços públicos qualificados, aliando os benefícios ambientais aos benefícios sociais para populações em alto grau de vulnerabilidade social.

Santos (SP) - Recuperação Socioambiental em Área de Risco no Morro Monte Serrat

Proponente: Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de Santos

Santos é um município costeiro altamente urbanizado e com alta densidade populacional em sua área insular em função de atividades industriais e portuárias. O projeto de recuperação socioambiental do Morro Monte Serrat busca mitigar os impactos das mudanças climáticas, já sentidas pela população em eventos extremos como a elevação do nível do mar e as fortes enchentes. O Monte Serrat concentra altos índices de ocupação irregular, apesar de ser uma área de alto risco de deslizamentos. 

Os principais pilares do projeto concentram-se na recuperação e restauração ambiental da região, com utilização de condicionantes urbanísticas e sociais no processo. O projeto prevê engajamento da população local, desde a definição de medidas junto à Defesa Civil até as tomadas de decisão, como nas escolhas de espécies nativas a serem plantadas, na construção de horta comunitária em local acessível e na valorização do perfil ecoturístico do morro.

São Carlos (SP) - Descomissionamento da Barragem da Represa da UFSCar e Renaturalização do Córrego do Monjolinho

Proponente: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação (SMMACTI) de São Carlos

O aumento de eventos climáticos extremos em função da mudança climática representa um risco para a barragem de acumulação de água localizada na Universidade Federal de São Carlos e para as pessoas que circulam na área. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos teve selecionado para aceleração o projeto de descomissionamento (remoção) da barragem, renaturalização do canal do Córrego Monjolinho e restauração ambiental do entorno usando SBN. 
 
Três áreas serão restauradas: a área da represa (descomissionamento, renaturalização do córrego e parque linear), a área alagada e a área da vegetação de Cerrado, considerando a recuperação da funcionalidade ecológica mantenedora da biodiversidade. O projeto promoveria a regeneração de ecossistemas, a redução de riscos naturais urbanos e a melhoria na saúde humana e qualidade de vida. Um estudo de pré-viabilidade já foi realizado para a área de 72.519m² em que ocorreria a intervenção.

São José dos Campos (SP) - Parque Fluvial Senhorinha

Proponente: Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade (Seurbs) de São José dos Campos

A Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura de São José dos Campos foi selecionada com o projeto do Parque Fluvial Senhorinha, que busca aumentar a resiliência a ondas de calor e inundações e melhorar o acesso a infraestruturas e serviços na região mais populosa da cidade. O parque é estruturado em torno da recomposição do Córrego do Senhorinha, conectado a diversos equipamentos públicos a partir de corredores verdes, em uma região com populações em vulnerabilidade. 

A região sul de São José dos Campos recebeu grandes conjuntos de habitação de interesse social desde os anos 1980. Atualmente a região é tida como altamente vulnerável, com demanda constante por serviços públicos de educação, saúde e lazer. O projeto prevê a dotação de infraestrutura de suporte às necessidades básicas e recreativas e o fortalecimento da economia local. Também são previstas rota verdes para ciclistas e pedestres, hortas comunitárias, entre outras SBN.

Sobral (CE) - Sistema de Infraestrutura Verde e Azul

Proponente: Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) de Sobral

A Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente teve selecionado o projeto do Sistema de Infraestrutura Verde e Azul. O projeto prevê a criação de um sistema interconectado e multifuncional de áreas verdes (como praças, parques, jardins e corredores de arborização pública) e de águas urbanas (como cursos d’água, lagos e lagoas), reconectando a Serra da Meruoca ao Rio Acaraú, e integrando a utilização de SBN em conjunto com as infraestruturas urbanas existentes. 

O projeto, que abrange três bairros com altos índices de vulnerabilidade, busca restabelecer sistemas naturais que asseguram a qualidade de vida urbana e promover alternativas mais sustentáveis para o saneamento, a redução de riscos de inundação e a melhoria na infiltração das águas pluviais. Prevê ações de resiliência urbana como a restauração de matas ciliares, a recuperação de nascentes, a implantação de corredores verdes, bacias de detenção, jardins de chuva e jardins biofiltrantes, entre outras SBN.

Sobre o Acelerador de SBN em Cidades

Por meio do Acelerador de SBN em Cidades, o WRI Brasil vai apoiar os municípios no que é um dos gargalos para o avanço destas soluções inovadoras: a construção de capacidades técnicas e institucionais para elaborar projetos robustos e bancáveis. O diretor do programa de Cidades do WRI Brasil, Luis Antonio Lindau, destaca a diversidade de projetos selecionados como um dos trunfos do novo acelerador: “A mudança do clima já impacta todas as regiões do país. As SBN são uma das formas mais custo-efetivas pelas quais as cidades podem se tornar mais resilientes e inclusivas, olhando para as populações mais vulneráveis aos impactos climáticos.”

"As soluções baseadas na natureza são ações pautadas no uso de serviços ecossistêmicos para superar os maiores desafios do nosso tempo, e sabemos que só existem SBN onde existe natureza preservada. Acreditamos na cocriação de ideias e na construção de capacidades a partir de parcerias entre diferentes setores da sociedade", afirma Juliana Baladelli Ribeiro, especialista em SBN da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, apoiadora do Acelerador. A instituição teve participação no Acelerador desde a sua concepção até a avaliação e seleção dos projetos.

O Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades é uma realização do WRI Brasil com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Conta com financiamento da Caterpillar Foundation e do Ministério do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra UK), e parceria da iniciativa Cities4Forests e da Aliança Bioconexão Urbana.