O desafio

Clima é um tema falsamente invisível. O mundo já enfrenta secas, inundações, incêndios e outros eventos climáticos cada vez mais extremos – com os piores impactos sobre os mais pobres. Além de combater desigualdades sociais, soluções para o clima também estão diretamente ligadas à economia e à qualidade de vida. 

Esta década será crucial para determinar que tipo de economia e sociedade queremos para o Brasil e para o mundo. Para evitar os piores efeitos das mudanças climáticas, será preciso cortar as emissões de gases de efeito estufa pela metade até 2030. Apesar da urgência e dos enormes benefícios que a transição para um desenvolvimento de baixo carbono traria para a saúde e a economia, a maioria dos países, empresas, estados e cidades ainda precisa fazer as transformações necessárias para um futuro melhor. 

 

50%

das emissões mundiais precisam ser cortadas até 2030 para evitar os piores efeitos das mudanças climáticas
 

R$ 2,8 tri

é o que uma retomada verde da economia adicionaria ao PIB do Brasil até 2030 

2 mi

de empregos seriam gerados a mais do que o modelo econômico atual

US$ 7,9 tri

é a projeção dos prejuízos que as mudanças climáticas causarão à economia global até 2050

Nossa abordagem

O programa de Clima trabalha para impulsionar a transição do país para uma nova economia de baixo carbono, que reduza desigualdades sociais e concilie a conservação dos ecossistemas com a geração de emprego e renda.

Buscamos fortalecer a capacidade técnica na formulação de políticas públicas, governança e transparência para o clima no Brasil. 

Desenvolvemos análises e estudos para identificar caminhos possíveis para uma transição econômica justa para o país, setores ou biomas – em especial a Amazônia. Também mobilizamos grupos de atores-chave em governos, empresas e sociedade civil para acelerar essa transição e garantir seu sucesso.