O Estado da Arte da Infraestrutura Natural para Água
Exemplos e resultados de cinco regiões metropolitanas do Sudeste brasileiro

Garantir o acesso à água de qualidade é um dos grandes desafios para cidades e regiões metropolitanas no Brasil. Na última década, as maiores cidades do país enfrentaram em algum momento crises hídricas severas, e o aumento das médias de temperatura provocado pelas mudanças climáticas pode tornar estiagens ainda mais frequentes.
Uma forma de enfrentar essas crises é recorrer à própria natureza: as Soluções Baseadas na Natureza (SBN) se mostram como ferramentas importantes para tornar nossas cidades mais adaptadas. A Infraestrutura Natural é uma dessas soluções que podem trazer efeitos duradouros para a melhoria da qualidade da água nas cidades.
O Estado da Arte da Infraestrutura Natural para Água apresenta exemplos e resultados de cinco estudos sobre infraestrutura natural, desenvolvidos pelo WRI Brasil e parceiros nos sistemas de abastecimento que atendem cinco regiões metropolitanas do país: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Campinas (SP) e Belo Horizonte (BH).
Projetos
Infraestrutura Natural para a Água
Conheça o projetoA restauração de paisagens e florestas pode melhorar a qualidade da água nos reservatórios e gerar renda no campo, resultando em benefícios ambientais e econômicos para toda a sociedade.
Programa de FlorestasCities4Forests
Conheça o projetoUm movimento pelas florestas liderado por cidades, para melhorar a resiliência urbana, o bem-estar humano e proteger a biodiversidade e a água
Programa de Cidades