
Infraestrutura Natural para a Água
A restauração de paisagens e florestas pode melhorar a qualidade da água nos reservatórios, resultando em benefícios ambientais e econômicos para a sociedade
Nos próximos 15 anos, estima-se que governos e empresas do mundo inteiro investirão cerca de 10 trilhões de dólares somente em infraestrutura para água. Até hoje, a maior parte dos investimentos são em infraestrutura convencional, como reservatórios, represas e estações de tratamento. Essas obras são necessárias, mas novos estudos e experiências em várias partes do mundo mostram que um outro tipo de investimento pode, em conjunto com as obras convencionais, trazer grandes benefícios econômicos, sociais e ambientais.
Esses novos investimentos estão sendo chamados de “infraestrutura natural” ou “infraestrutura verde”. São soluções inovadoras baseadas na natureza, como a conservação de áreas de mata nativa, a restauração florestal e a gestão sustentável das paisagens.
O WRI Brasil dedica-se a fomentar e dar escala a soluções inteligentes e eficientes em infraestrutura natural, reunindo conhecimento já existente em economia, restauração florestal e mapeamento geoespacial para identificar riscos hídricos, oportunidades de implantação de infraestrutura natural e estratégias para proteção dos recursos hídricos.
O projeto desenvolve estudos para três importantes bacias hidrográficas do Brasil: a Cantareira, em São Paulo, a bacia do Guandu, no Rio de Janeiro, e a bacia do Jucu, no Espírito Santo. Esse trabalho mostra que a restauração florestal em áreas degradadas prioritárias pode ser uma grande aliada no abastecimento de água dessas regiões, melhorando a qualidade da água que chega nas estações de tratamento e, consequentemente, reduzindo os custos das empresas públicas e privadas de saneamento, gerando benefícios ambientais e retorno financeiro para a sociedade.
Os resultados já estão disponíveis para download:
-
Infraestrutura Natural para Água no Sistema Cantareira, em São Paulo
-
Infraestrutura Natural para Água no Sistema Guandu, Rio de Janeiro
-
Infraestrutura Natural para Água na Região Metropolitana da Grande Vitória
O WRI Brasil trabalha a questão de infraestrutura natural em parceria com o World Resources Institute (WRI) em outros países, como Estados Unidos e Índia, e convoca e empodera pessoas em todos os níveis da tomada de decisão. A organização oferece um banco de dados com evidências e melhores práticas para colocar a infraestrutura natural em ação. A educação coletiva também é conduzida por meio de extensas redes de gestores de utilidades, conservacionistas, negócios e governos que estão reunidos por um objetivo em comum: melhorar o acesso à água e fomentar o desenvolvimento econômico pela conservação e a restauração de paisagens.