Lara é Especialista de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil. Atua no acompanhamento e capacitação para elaboração de Planos Diretores, Metropolitanos e de Mobilidade, além de projetos relacionados a transporte ativo, habitação de interesse social e eficiência energética. Também trabalha em pesquisas e no desenvolvimento de publicações sobre as temáticas relacionadas à sua área de atuação. Atualmente é responsável pelo engajamento das nove cidades brasileiras integrantes do projeto Cities4Forests: Belo Horizonte, Campinas, Macapá, Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Salvador, São Luís e São Paulo.

Antes de se juntar ao WRI Brasil, ela trabalhou na Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional – Metroplan, envolvida em projetos relacionados a redes operacionais de transporte coletivo e implementação de sistemas metropolitanos de BRT.

Lara é Geógrafa e Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com ênfase em geografia urbana e análise terriorial. Em seu mestrado, ela desenvolveu a dissertação "Mobilidade urbana: políticas públicas e apropriação do espaço em cidades brasileiras", em que trata da relação entre as políticas de transporte e as apropriações do espaço urbano. Ela formou-se em Geografia, também pela UFRGS, onde desenvolveu pesquisas sobre a produção do espaço urbano, segregação social e análise de impactos sócio-espaciais.