Campinas revisou seus planos ambientais e formalizou as soluções baseadas na natureza (SBN) como parte central das políticas, ações e metas para o meio ambiente do município. Instituída por decreto municipal, a revisão fortalece o compromisso da cidade paulista com a adaptação climática, resiliência, visão de longo prazo e priorização de um desenvolvimento urbano sustentável, equitativo e inclusivo.

As SBN foram incluídas de forma transversal na revisão integrada de três planos: Plano Municipal do Verde, Plano Municipal de Recursos Hídricos e Plano Municipal de Educação Ambiental. A incorporação em políticas públicas ajuda a garantir que as ações serão implementadas independentemente dos ciclos de governos, e gera credibilidade para a captação de recursos. Um grupo permanente de articulação institucional será responsável por monitorar as metas e indicadores do plano.

Processo participativo e multissetorial

Coordenado pela Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), o processo de revisão dos planos alinhou os objetivos específicos, metas e ações das diversas políticas, para que estejam articuladas e se potencializem ao longo do período de implementação. Desde a etapa de alinhamento estratégico, o sucesso do plano foi condicionado à participação ampla da sociedade e a um olhar integrado para as políticas em escala municipal.

Por isso, o grupo de trabalho foi formado com representantes de diversas secretarias e órgãos municipais, de modo a compor uma visão holística e transversal, que incluiu áreas como infraestrutura, habitação, defesa civil, assistência social e educação. A população foi incluída por meio de oficinas em todas as regiões da cidade, com mais de cem participantes. As propostas de revisão foram discutidas e validadas em reuniões com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema). 

Olhar para os perigos climáticos

O processo contou com apoio técnico do WRI Brasil e da iniciativa Cities4Forests, que realizaram um diagnóstico para a cidade de exposição e vulnerabilidades a diferentes perigos climáticos (como inundações, alagamentos e ondas de calor) e elaboraram uma estratégia para a adoção de soluções baseadas na natureza em diversas escalas, que indica áreas prioritárias para implementação. Os produtos subsidiaram a revisão dos planos, e muitas das ações sugeridas na estratégia foram incorporadas às metas e ações.

mapa de áreas prioritárias para restauração em Campinas
WRI Brasil elaborou mapas para priorização de áreas de implementação de SBN que apoiaram revisão

 
Campinas tem um histórico recente de políticas voltadas para a proteção da biodiversidade. WRI Brasil e Cities4Forests têm colaborado com a cidade e os demais municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Dois exemplos desse apoio são o estudo sobre infraestrutura natural para água na Região Metropolitana de Campinas (RMC) e um mapeamento de áreas prioritárias para restauração, subsídios importantes do Plano de Ação para Implementação da Área de Conectividade, lançado em 2021, e que visa conectar, por meio de corredores ecológicos e parques lineares, os remanescentes de Mata Atlântica da RMC.

Uma nova revisão dos planos está prevista para 2026. Até lá, a cidade segue desenvolvendo ações pelo clima, como o Plano Municipal de Ação Climática, além de capacitações e pilotos de jardim de chuva com apoio do WRI e do WRI Brasil.