Grupo de Benchmarking QualiÔnibus
Compartilhando soluções para os desafios do transporte coletivo nas cidades brasileiras
Quase um terço da população brasileira depende do transporte público coletivo para acessar trabalho, estudo ou outras atividades cotidianas, e metade dos passageiros de ônibus em grandes cidades brasileiras têm nele sua única opção. À medida que a crise de demanda do setor se perpetua e comprova a falência do seu modelo de financiamento, as cidades enfrentam o desafio crescente de renovar o transporte coletivo, reter clientes e atrair novos passageiros.
Com esta motivação, o WRI Brasil criou o Grupo de Benchmarking QualiÔnibus em 2017. O Grupo é formado por cidades, agências metropolitanas e empresas operadoras que buscam ações mais efetivas para a melhoria da qualidade do transporte coletivo com foco no cliente. Por meio de trocas periódicas, os participantes compartilham informações sobre seus sistemas e apresentam soluções e inovações adotadas, que, muitas vezes, são replicadas por outras cidades.
Como coordenador da iniciativa, o WRI Brasil facilita conexões e sistematiza o conhecimento gerado. Outras organizações reconhecidas na área, como FGV/CERI, ITDP Brasil e NTU, atuam como facilitadoras de atividades do Grupo, que conta com o apoio da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana da ANTP e da Frente Nacional de Prefeitos.
O Grupo de Benchmarking faz parte do Programa QualiÔnibus, que tem apoio financeiro e conceitual da FedEx Corporation.
Representantes de Norte a Sul
Atualmente, o Grupo conta com dezenas de participantes de Norte a Sul, que juntos representam 20% da população e 30% de toda a frota de ônibus do país.
Além de participarem de encontros periódicas, os participantes contam com ferramentas padronizadas que facilitam a troca de experiência e a identificação de boas práticas: a coleta anual dos Indicadores de Qualidade e a aplicação da Pesquisa de Satisfação. Além de impulsionar a replicação de ações em diferentes sistemas de transporte, o uso de metodologias padronizadas torna mais efetiva a busca por soluções compartilhadas para desafios históricos do transporte coletivo.
Nosso impacto
De 2017 para cá, a progressiva expansão do Grupo e a consolidação do uso das ferramentas para gestão da qualidade têm impulsionado as trocas de experiência entre as cidades, a apropriação dos dados do transporte coletivo e o direcionamento de ações de qualificação com foco nos clientes.
Porto Alegre e Salvador incluíram a melhoria da satisfação percebida pelas pessoas em seus planos de governo. Outras cidades inspiraram e replicaram boas práticas como a implementação de adesivos nos pontos cegos de ônibus, a adoção de políticas de estacionamento rotativo que revertem suas receitas para o transporte coletivo e a qualificação de pontos de ônibus, totalizando mais de 10 boas práticas replicadas até aqui.