O WRI Brasil e o Ministério das Cidades ofereceram uma Capacitação de Eletromobilidade a cidades e estados contemplados com financiamento de ônibus elétricos no novo Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Realizado em Salvador (BA) entre os dias 27 e 29 de agosto, o treinamento teve por objetivo aumentar a assertividade dos projetos de renovação de frota, que somam 2.296 ônibus elétricos e podem posicionar o Brasil como líder regional na eletrificação.

Ônibus elétricos trazem benefícios para as pessoas, as cidades e o clima. São mais confortáveis, geram menos ruído, emitem menos carbono e poluentes locais. Uma das principais barreiras para seu avanço é o alto custo inicial da tecnologia. Por isso, o financiamento para eletrificação de frotas é promissor, mas precisa ser complementado por conhecimento, visto que a eletrificação implica em adequações no planejamento e operação do serviço, e em ajustes nos contratos com operadores. Boa parte dos contemplados no novo PAC precisa vencer essa curva de aprendizado.

Há cidades que solicitaram financiamento para um veículo, outras, para mais de 250 veículos. Três das cidades contempladas – Campinas, Curitiba e Salvador, com 404 ônibus – recebem apoio técnico no planejamento da eletrificação do WRI Brasil, e quase metade dos 2.296 ônibus são para cidades do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus. Essa diversidade significa que os treinamentos também são uma oportunidade para trocas de experiências.

mulher fala em pé enquanto público assiste
As capacitações compreenderam aspectos sobre a operação e o financiamento de ônibus elétricos (foto: Sidnei Campos Fotografia/WRI Brasil)

Aspectos operacionais e financeiros

Realizada pelo WRI Brasil, no âmbito da TUMI Missão Ônibus Elétricos, em parceria com o Ministério das Cidades, o ITDP Brasil e a Prefeitura de Salvador, a Capacitação de Eletromobilidade foi composta por momentos expositivos, dinâmicas e uma visita técnica às diversas iniciativas de Salvador no tema: o eletroterminal de recarga inaugurado em 2023, os ônibus elétricos que a cidade tem posto em operação desde 2021, e os novos corredores do BRT, para os quais a cidade tem a meta de eletrificar 30% da frota até o próximo ano.

O WRI Brasil atua desde 2019 em projetos sobre eletromobilidade no transporte coletivo. Em 2020, lançamos com o então Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) o Guia de Eletromobilidade. O documento está disponível neste link.

As capacitações compreenderam aspectos sobre a operação e o financiamento de ônibus elétricos, incluindo considerações sobre redesenho da operação levando em consideração as diferentes estratégias de recarga; que adequações são necessárias nas garagens; quais as opções de infraestrutura de recarga; como treinar equipes de operação e manutenção; ajustes contratuais necessários para incorporar essa tecnologia nos sistemas

Capacitar para descarbonizar

O momento é propício para a eletrificação. O novo Marco Legal do Transporte Coletivo, por exemplo, em tramitação no congresso, firma bases regulatórias para renovar o modelo de contratação do serviço, prevendo indicadores de qualidade, novas fontes de receita e a possibilidade de separar a operação e a provisão da frota. Esses são alguns dos mecanismos que podem ser empregados para estimular a descarbonização; há outros, como modelos de compra agregada e incentivos fiscais.

Os ônibus elétricos podem contribuir para as metas climáticas do país. Mais importante e significativa ainda é seu efeito benéfico para a qualificação do serviço, a vitalidade das cidades, a saúde da população e o acesso de quem depende do transporte coletivo às oportunidades urbanas.