
Eletromobilidade no transporte coletivo
A implementação de ônibus zero emissões no transporte coletivo pode resultar em benefícios econômicos e ambientais para as cidades
As emissões do setor de transportes, além de representarem uma parcela expressiva das emissões totais de gases de efeito estufa, impactam significativamente na qualidade do ar dos centros urbanos. Ao considerar a importância do setor de transportes para o desenvolvimento das cidades e a tendência de crescimento da população urbana, torna-se urgente minimizar os impactos ambientais do setor.
Uma das alternativas para atenuar esses impactos é o incentivo a um sistema de transporte coletivo eficiente e que não apresente emissões significativas de poluentes. No entanto, a adoção de tecnologias limpas no transporte coletivo urbano ainda enfrenta alguns desafios. Destacam-se aqui o alto investimento inicial, as incertezas da nova tecnologia, a resistência dos operadores de ônibus e os atuais modelos de contratos de operação. Para superar tais desafios e tornar os ônibus limpos uma realidade global, nossa atuação tem como objetivo auxiliar cidades de todo o mundo através de uma metodologia de modelo de negócios e de uma ferramenta de análise de composição de frota.
Modelo de Negócios
A metodologia de modelo de negócios é baseada no processo de adoção de ônibus elétricos e híbridos em diferentes cidades ao redor do mundo. Com base na experiência dessas cidades, a metodologia agrupa todos os elementos utilizados em quatro grandes categorias: componentes dos investimentos, fontes de recursos; produtos financeiros e mecanismos de entrega. O objetivo da metodologia é organizar e indicar possibilidades para que cada cidade estruture um modelo de negócios adequado à sua realidade.
Ferramenta de análise de frota de ônibus urbanos
Nosso trabalho também busca impulsionar a adoção de ônibus limpos através de uma ferramenta que compara os custos e as emissões de frotas de ônibus urbanos com diferentes características. Os resultados das análises podem auxiliar os tomadores de decisão no planejamento da transição para frotas limpas.