Salvador  iniciou a operação assistida de seu primeiro corredor BRT com parte da frota composta por ônibus elétricos. Assim, a capital baiana se torna a primeira  das cinco cidades brasileiras que recebem apoio da  TUMI E-Bus Mission a implementar ônibus elétricos com o apoio da iniciativa.

No âmbito da TUMI E-Bus Mission, o WRI Brasil tem apoiado tecnicamente Salvador para a eletrificação do transporte coletivo por ônibus desde 2021. A entrada em operação do primeiro veículo é um marco no processo. A previsão é de que, ao longo dos próximos meses, outros sete ônibus elétricos passem a circular. Até 2024, Salvador firmou compromisso de eletrificar 30% da frota do BRT. 

Viagens gratuitas durante operação assitida

A primeira viagem no veículo elétrico foi realizada no dia 30 de setembro, pelo prefeito Bruno Reis. No dia seguinte, foi iniciado o período de operação assistida, para toda a população. Neste período, as viagens são gratuitas e o horário de funcionamento do corredor é reduzido. 

Uma vez concluído, o sistema ligará os dois principais polos econômicos da capital baiana: o novo centro financeiro ao centro histórico. Nesse primeiro momento, a cidade inaugurou os trechos I e III do corredor, que conectam as regiões do Shopping da Bahia e Pituba. A redução nos tempos de viagem entre esses dois extremos beneficiará 50 mil pessoas por dia. A última etapa do projeto segue em obras. Quando entregue, ela conectará o Parque da Cidade à Estação da Lapa. O site da prefeitura traz mais informações sobre o sistema.