O transporte público coletivo por ônibus tem grande relevância nas cidades brasileiras, mas encontra-se em situação crítica de qualidade. É urgente qualificá-lo para que atenda às necessidades da população e torne-se uma opção atrativa frente a outros modos.

Ferramentas que permitem entender a percepção das pessoas sobre o serviço são imprescindíveis para o desenvolvimento de ações mais assertivas e que atendam a demandas e desejos da população.

Este manual apresenta os passos para a aplicação da Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus, ferramenta desenvolvida pelo WRI Brasil a fim de coletar dados quantitativos referentes à percepção dos clientes do transporte coletivo por ônibus.

A Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus possui estrutura padronizada e, em sua versão atualizada, de 2024, passou a contar com dois formatos:

  • Presencial: formato principal e que permite representatividade estatística de todo o universo de pessoas que utilizam o transporte coletivo por ônibus. 
  • On-line: formato complementar que possui planejamento mais simples e é menos custoso, mas apresenta limitações em relação à representatividade dos resultados obtidos.

A versão 2 da metodologia, refletida neste manual, também foi aperfeiçoada no que diz respeito ao questionário, à forma de aplicação em campo, ao desenho amostral, às análises, entre outros aprimoramentos.

A Pesquisa de Satisfação não é um fim, mas um passo na busca por mais qualidade no transporte coletivo por ônibus. O desenvolvimento de ações baseadas nos resultados da pesquisa é fundamental para a qualificação do serviço com foco nas pessoas.