QualiÔnibus reúne dezenas de representantes do setor de mobilidade urbana para troca de experiências
Secretários e representantes do setor de transporte coletivo por ônibus e mobilidade urbana se reuniram nos dias 29 e 30 de junho para um encontro de troca de experiências e identificação de boas práticas para o transporte coletivo. A XII Reunião Geral do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus foi realizada em parceria com o 4º Fórum Gaúcho de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e reuniu mais de 130 pessoas de 34 cidades em Porto Alegre/RS.
Desde 2017, o Grupo de Benchmarking QualiÔnibus, coordenado pelo WRI Brasil, se reúne periodicamente para discussões técnicas e troca de experiências. Atualmente, o Grupo conta com 29 participantes de cidades e regiões metropolitanas brasileiras, todos engajados no aprimoramento da gestão de sistemas de transporte público por ônibus tendo como foco a melhoria da qualidade para os clientes do serviço.
Tendências no mercado de ônibus urbano brasileiro
O evento contou com duas mesas redondas para discutir as tendências do mercado de ônibus no Brasil e o financiamento da renovação das frotas. Durante as conversas, os painelistas falaram sobre a implementação de ônibus elétricos, uma tendência global que, apesar de desafiadora, se mostra como um caminho ao discutir uma mobilidade urbana mais sustentável. A maior dificuldade no Brasil é o alto investimento inicial necessário para aquisição dos ônibus elétricos e implementação das infraestruturas de recarga, por isso novas formas de financiamento e investimento governamental são fundamentais para alavancar a pauta. Apesar dos desafios, o Brasil apresenta grande potencial para a eletrificação da frota de ônibus, e a troca entre diferentes atores é importante para ampliar esse debate.
A regulação do transporte coletivo também foi tema de discussão. O Marco Legal do Transporte Coletivo, atualmente em desenvolvimento pelo Ministério das Cidades, irá contribuir para a discussão sobre renovação e eletrificação da frota, visto que dará legitimidade para a criação de fundos de financiamento e de ações que promovam receitas extratarifárias.
A experiência de Porto Alegre na qualificação do transporte coletivo
Cidades em todo o país estão desenvolvendo ações para proporcionar um transporte coletivo com mais qualidade. Durante a XII Reunião Geral, representantes de Porto Alegre, cidade que sediou o evento, apresentaram iniciativas de qualificação do serviço que estão sendo implementadas. Recentemente, a capital gaúcha adotou um novo modelo de concessão dos pontos de ônibus em que a exploração publicitária dos pontos é utilizada como fonte de receitas para a implementação e manutenção dos abrigos. Também houve subsídio ao sistema por parte da prefeitura para evitar o aumento do preço da tarifa, além de alterações no formato de remuneração dos operadores para garantir o equilíbrio econômico-financeiro do sistema.
Outra boa prática da cidade é o Grupo de Trabalho (GT) da Qualidade, uma iniciativa composta por técnicos de diversos setores da Empresa Pública de Circulação e Transportes (EPTC) e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU). O GT foi criado para garantir o cumprimento das metas anuais do Indicador de satisfação geral do usuário do transporte coletivo, criado em 2021 e aferido através da Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus. A criação de indicadores e metas de satisfação – iniciativa que está sendo adotada por diversas cidades no país – é um passo importante para garantir o engajamento de gestores e operadores na promoção de maior qualidade para os clientes do serviço. Já a articulação entre diferentes atores, como é o caso do GT, permite uma visão compartilhada, abrangente e que aprimora o entendimento dos problemas e processos que interferem na qualidade.
Trocas técnicas em busca da qualidade
Durante o evento, os membros do Grupo de Benchmarking também mergulharam nos resultados do Relatório de Benchmarking, documento interno do Grupo que compara mais de 50 indicadores da qualidade de diferentes sistemas de ônibus. Foram discutidos temas como fontes de receita para o transporte coletivo, tipologias de frota, novas formas de pagamento da tarifa, uso de indicadores operacionais na remuneração dos operadores e ações de qualificação do serviço que podem impactar na satisfação do cliente. Também foram apresentadas iniciativas de diferentes cidades que buscam a promoção de mais segurança e conforto para mulheres, crianças e pessoas com deficiência. Essa abordagem estratégica permite comparações valiosas entre diferentes sistemas, fornecendo informações importantes para nortear a qualificação do serviço.
Fomentando a troca contínua de experiências
Para além da XII Reunião Geral, o Grupo de Benchmarking QualiÔnibus se reúne mensalmente em formato online para impulsionar a disseminação das boas ideias, que são compartilhadas buscando sua replicação em todo o país. A atmosfera de colaboração do evento fortaleceu a convicção de que é possível transformar o transporte público no Brasil, promovendo mais eficiência, sustentabilidade e qualidade no serviço para os clientes.