Tornar os sistemas de transporte mais seguros, acessíveis e sustentáveis requer ação conjunta em frentes como o transporte coletivo, a mobilidade ativa e a segurança viária. Para avançar nas discussões sobre esse desafio, o WRI Brasil reuniu em Campinas mais de cem técnicos, gestores e outros atores-chave da mobilidade urbana de 27 cidades para dois dias de trocas, debates e visitas técnicas. O evento combinou o 3º Seminário da Rede Ruas Completas SP e a XIII Reunião Geral do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus, um encontro inédito entre duas redes de cidades que compartilham aprendizados para catalisar mudanças.

Promovida em parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp), a iniciativa foi uma oportunidade de discutir em grupo duas agendas cruciais para a qualidade de vida e o acesso a oportunidades urbanas. A do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus é a qualificação do transporte coletivo com foco nos clientes, promovida por meio da aplicação da Pesquisa de Satisfação, da coleta de indicadores de qualidade e do compartilhamento de boas práticas. A Rede Ruas Completas SP oferece apoio contínuo a cidades paulistas na construção de políticas e planos relacionados a mobilidade ativa e segurança viária e em intervenções de infraestrutura e desenho viário para tornar espaços públicos mais seguros, acessíveis e acolhedores.

Transporte coletivo e segurança viária

homem fala diante de plateia. atrás dele, telão mostra informações sobre transporte público
Campinas apresentou projetos de mobilidade, incluindo o BRT (foto: Roosevelt Cássio/WRI Brasil)

Os participantes puderam conhecer as diversas ações de mobilidade sustentável de Campinas, que iniciou recentemente a operação de seus primeiros corredores BRT e tem construído e implementado diversas políticas e ações de segurança viária. Presidente da Emdec, Vinícius Riverete apresentou as iniciativas. Embora o BRT ainda não opere nas condições plenas (falta concluir parte das estações e licitar a operação do novo sistema), Riverete disse que o serviço começou a operação assim que possível também por uma questão de justiça. “Quem move o país anda de ônibus”, afirmou.

A apresentação foi seguida pela mesa-redonda “Desafios na promoção de sistemas de transporte seguros, acessíveis e sustentáveis”, que discutiu as interfaces entre transporte coletivo e segurança viária. Mediada por Reynaldo Neto, do WRI Brasil, a discussão contou com representantes de Campinas, Fortaleza, Salvador e São José dos Campos, cidades que contam com projetos de destaque em áreas como segurança viária, ruas completas, BRT e eletromobilidade.  

Visita técnica a iniciativas de Campinas

Na mesa-redonda, Fernando de Caires, secretário de Transportes de Campinas, e Roberta Mantovani, gerente da divisão de Educação para Mobilidade da Emdec, comentaram as auditorias e intervenções de segurança viária na avenida John Boyd Dunlop, a mais letal da cidade e um dos eixos do novo BRT. O corredor foi um dos pontos da visita técnica que, à tarde, percorreu iniciativas de mobilidade sustentável da cidade paulista.

homem aponta medidor de velocidade para carro
Com radares portáteis, equipe do WRI Brasil mediu velocidade dos carros na rua Delphino Cintra (foto: Roosevelt Cássio/WRI Brasil)

A visita também passou pela rua Delphino Cintra. Há uma transformação em curso na via, iniciada com urbanismo tático e entrando agora na etapa de intervenções definitivas. Calçadas mais amplas, chicanas e outras medidas de moderação de tráfego são aos poucos assimiladas pela população e têm gerado bons resultados para a segurança viária, incluindo a redução de 38% na velocidade dos carros.

A agenda ainda incluiu uma visita a um Abrigo Amigo. Trata-se de um ponto de ônibus que conta com um totem de publicidade equipado com câmera, microfone e alto-falante para videochamadas. Durante o período noturno, pessoas que se sintam de alguma forma ameaçadas podem tocar a tela do dispositivo e realizar uma videochamada com atendentes. A ideia é que, ao ser projetada na grande tela e pelos alto-falantes, a ligação ajude a inibir assaltos, assédios e outras violências.

Segundo dia teve agendas individuais

homem fala diante de sala de aula cheia
Seminário da Rede Ruas Completas SP
(foto: Roosevelt Cássio/WRI Brasil)

No segundo dia de evento, a Rede Ruas Completas SP contou com apresentações de planos, programas e intervenções de segurança viária realizados nos primeiros dois anos da iniciativa pelas cidades integrantes da rede. Guarulhos, que tem realizado intervenções com foco na mobilidade ativa e apresentou o processo de construção de seu plano de segurança viária, teve destacada a amplitude de suas ações e o compromisso com as atividades da rede. Outras cidades foram reconhecidas pela atuação de destaque em diferentes áreas e quesitos.

mãos escrevem em cartolina "como financiar o transporte coletivo?)
Grupo de Benchmarking QualiÔnibus discutiu soluções (foto: Roosevelt Cássio/WRI Brasil)

O Grupo de Benchmarking QualiÔnibus dedicou o dia a uma dinâmica para mapear grandes problemas – ou perguntas – do transporte coletivo e debater soluções – ou respostas – visando a qualificação do serviço com foco nos clientes. Financiamento, segurança pública e comunicação entre passageiro, operador e gestor foram alguns dos temas levantados. Para contribuir na busca por soluções, o WRI Brasil apresentou às cidades o mais recente relatório de boas práticas e reconheceu a replicação de boas práticas por 12 participantes do Grupo (confira algumas neste link).

Os eventos contaram com o apoio de FedEx, Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, programa Respeito à Vida do Detran-SP, Vital Strategies, Instituto Cordial e Frente Nacional de Prefeitos.