Grupo de Benchmarking QualiÔnibus e Rede Ruas Completas SP discutem mobilidade sustentável em Campinas
Tornar os sistemas de transporte mais seguros, acessíveis e sustentáveis requer ação conjunta em frentes como o transporte coletivo, a mobilidade ativa e a segurança viária. Para avançar nas discussões sobre esse desafio, o WRI Brasil reuniu em Campinas mais de cem técnicos, gestores e outros atores-chave da mobilidade urbana de 27 cidades para dois dias de trocas, debates e visitas técnicas. O evento combinou o 3º Seminário da Rede Ruas Completas SP e a XIII Reunião Geral do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus, um encontro inédito entre duas redes de cidades que compartilham aprendizados para catalisar mudanças.
Promovida em parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp), a iniciativa foi uma oportunidade de discutir em grupo duas agendas cruciais para a qualidade de vida e o acesso a oportunidades urbanas. A do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus é a qualificação do transporte coletivo com foco nos clientes, promovida por meio da aplicação da Pesquisa de Satisfação, da coleta de indicadores de qualidade e do compartilhamento de boas práticas. A Rede Ruas Completas SP oferece apoio contínuo a cidades paulistas na construção de políticas e planos relacionados a mobilidade ativa e segurança viária e em intervenções de infraestrutura e desenho viário para tornar espaços públicos mais seguros, acessíveis e acolhedores.
Transporte coletivo e segurança viária
Os participantes puderam conhecer as diversas ações de mobilidade sustentável de Campinas, que iniciou recentemente a operação de seus primeiros corredores BRT e tem construído e implementado diversas políticas e ações de segurança viária. Presidente da Emdec, Vinícius Riverete apresentou as iniciativas. Embora o BRT ainda não opere nas condições plenas (falta concluir parte das estações e licitar a operação do novo sistema), Riverete disse que o serviço começou a operação assim que possível também por uma questão de justiça. “Quem move o país anda de ônibus”, afirmou.
A apresentação foi seguida pela mesa-redonda “Desafios na promoção de sistemas de transporte seguros, acessíveis e sustentáveis”, que discutiu as interfaces entre transporte coletivo e segurança viária. Mediada por Reynaldo Neto, do WRI Brasil, a discussão contou com representantes de Campinas, Fortaleza, Salvador e São José dos Campos, cidades que contam com projetos de destaque em áreas como segurança viária, ruas completas, BRT e eletromobilidade.
Visita técnica a iniciativas de Campinas
Na mesa-redonda, Fernando de Caires, secretário de Transportes de Campinas, e Roberta Mantovani, gerente da divisão de Educação para Mobilidade da Emdec, comentaram as auditorias e intervenções de segurança viária na avenida John Boyd Dunlop, a mais letal da cidade e um dos eixos do novo BRT. O corredor foi um dos pontos da visita técnica que, à tarde, percorreu iniciativas de mobilidade sustentável da cidade paulista.
A visita também passou pela rua Delphino Cintra. Há uma transformação em curso na via, iniciada com urbanismo tático e entrando agora na etapa de intervenções definitivas. Calçadas mais amplas, chicanas e outras medidas de moderação de tráfego são aos poucos assimiladas pela população e têm gerado bons resultados para a segurança viária, incluindo a redução de 38% na velocidade dos carros.
A agenda ainda incluiu uma visita a um Abrigo Amigo. Trata-se de um ponto de ônibus que conta com um totem de publicidade equipado com câmera, microfone e alto-falante para videochamadas. Durante o período noturno, pessoas que se sintam de alguma forma ameaçadas podem tocar a tela do dispositivo e realizar uma videochamada com atendentes. A ideia é que, ao ser projetada na grande tela e pelos alto-falantes, a ligação ajude a inibir assaltos, assédios e outras violências.
Segundo dia teve agendas individuais
No segundo dia de evento, a Rede Ruas Completas SP contou com apresentações de planos, programas e intervenções de segurança viária realizados nos primeiros dois anos da iniciativa pelas cidades integrantes da rede. Guarulhos, que tem realizado intervenções com foco na mobilidade ativa e apresentou o processo de construção de seu plano de segurança viária, teve destacada a amplitude de suas ações e o compromisso com as atividades da rede. Outras cidades foram reconhecidas pela atuação de destaque em diferentes áreas e quesitos.
O Grupo de Benchmarking QualiÔnibus dedicou o dia a uma dinâmica para mapear grandes problemas – ou perguntas – do transporte coletivo e debater soluções – ou respostas – visando a qualificação do serviço com foco nos clientes. Financiamento, segurança pública e comunicação entre passageiro, operador e gestor foram alguns dos temas levantados. Para contribuir na busca por soluções, o WRI Brasil apresentou às cidades o mais recente relatório de boas práticas e reconheceu a replicação de boas práticas por 12 participantes do Grupo (confira algumas neste link).
Os eventos contaram com o apoio de FedEx, Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, programa Respeito à Vida do Detran-SP, Vital Strategies, Instituto Cordial e Frente Nacional de Prefeitos.