Em julho, a Rede Ruas Completas SP realizou um seminário com o tema “Comunicação para Segurança Viária: Como divulgar planos e projetos voltados a salvar vidas no trânsito?”. O encontro focou no uso da comunicação como ferramenta estratégica na implementação de planos, projetos e outras ações relacionadas à segurança viária. Participaram cerca de 70 representantes de 12 cidades paulistas: Guarulhos, Jundiaí, Registro, São José do Rio Preto, Campinas, Jacareí, Bauru, Ribeirão Pires, Diadema, Piracicaba, Santo André e Limeira.

A comunicação é um dos pilares de uma estratégia para a segurança no trânsito. “Ainda assim, é comum que as equipes que elaboram e implementam políticas de segurança viária não tenham conhecimento técnico em comunicação, e que as equipes municipais de comunicação desconheçam os conceitos que embasam uma ação para salvar vidas no trânsito”, exemplificou Reynaldo Neto, analista sênior de Mobilidade Ativa do WRI Brasil.

mulher fala sobre segurança viária diante de telâo
Foto: Roosevelt Cássio/WRI Brasil

Comunicação para fortalecer a segurança viária

Para ajudar a sanar essas lacunas, o seminário contou com atividades práticas e expositivas que promoveram a troca de experiências entre os participantes. A partir da apresentação de casos práticos, foram abordados temas essenciais para a criação de um plano estratégico de comunicação. Por exemplo, como atrair a atenção e se relacionar com a imprensa, como pautar o tema na agenda da cidade e como desenvolver campanhas de comunicação de mídia de massa. 

“Investir em um plano de comunicação estruturado, com base em dados, evidências e objetivos bem definidos é decisivo para o avanço de políticas públicas, inclusive de segurança no trânsito. Assim como dar transparência às informações e investir em um relacionamento mais próximo com a imprensa", afirmou Omar Jacob, assessor técnico sênior da Vital Strategies para América Latina e um dos facilitadores das palestras, junto a Mariana Pires, coordenadora de Comunicação da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, e Tainá Costa, gerente sênior de Comunicação de Programas da Vital Strategies.

pessoas conversam em duplas
Além de palestras, evento proporcionou atividades práticas e trocas entre participantes (foto: Roosevelt Cássio/WRI Brasil)

Atividades práticas em duas frentes

Em um segundo momento, os participantes foram divididos de acordo com seu perfil: os pontos focais de comunicação participaram de um painel sobre Visão Zero e sistemas seguros, enquanto os técnicos dos munícipios, que lidam diariamente com a segurança no trânsito, participaram de uma oficina sobre conceitos básicos de comunicação. “A comunicação clara e assertiva é fundamental para a efetividade das políticas públicas de segurança viária, fazendo com que os cidadãos se engajem no tema e entendam que a prioridade de cada ação tomada pelo poder público é salvar vidas no trânsito”, ressaltou Carmeliza Alves, assessora da Presidência do Detran-SP.

Já no período da tarde, os participantes fizeram uma visita técnica à Praça Nossa Senhora Aparecida, onde puderam observar na prática as medidas de segurança viária implementadas no local pela prefeitura de Guarulhos. Na sequência, participaram de um media training sobre como a comunicação estratégica pode ajudar a salvar vidas no trânsito, que também apresentou ferramentas e fontes disponíveis para qualificar o relacionamento com a imprensa e a oferta de histórias de segurança viária aos meios de comunicação. 

mulheres observam planta de intervenção viária
Participantes fizeram uma visita técnica à Praça Nossa Senhora Aparecida, em Guarulhos (foto: Roosevelt Cássio/WRI Brasil)

Sobre a Rede Ruas Completas SP

A Rede Ruas Completas SP é um grupo de 20 cidades paulistas comprometidas em implementar ações para melhoria da segurança viária. A iniciativa, criada em 2021, é parte da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) e conta com coordenação e apoio técnico de cinco organizações: WRI Brasil, Vital Strategies, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Instituto Cordial e Respeito à Vida (Detran-SP).