Vitor Tramontin Tornello é Analista de Adaptação Urbana no WRI Brasil, integrando a equipe de Desenvolvimento Urbano do Programa de Cidades e atuando em projetos voltados ao planejamento urbano sustentável, com foco na redução de desigualdades, conservação do meio ambiente e gestão de riscos de desastres, para tornar as cidades brasileiras mais inclusivas, resilientes e adaptadas às emergências climáticas.

Formado em Administração Pública pela FGV/EAESP, Vitor realizou pesquisas na temática de Desenvolvimento Local, analisando os impactos socioeconômicos de grandes empreendimentos em diferentes localidades da Amazônia. Na mesma linha de pesquisa, analisou os impactos de grandes empreendimentos no bairro do Valongo, na região central de Santos/SP, através de pesquisa de iniciação científica. Também realizou pesquisa no estado do Maranhão, sob o tema de Gênero e Trabalho, acompanhando a rotina de trabalho de mulheres extrativistas pertencentes ao Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco-Babaçu (MIQCB), e os desafios do direito à terra e a importância de práticas agroecológicas sustentáveis para comunidades tradicionais.

No WRI, Vitor desenvolveu estudos voltados à gestão hídrica em contexto metropolitano, através da aplicação do conceito de Infraestrutura Natural - metodologia consolidada que busca jogar luz à importância da conservação, manejo e restauração de florestas para melhoria da qualidade da água. 

Também trabalhou no desenvolvimento do Acelerador SBN em Cidades, iniciativa que apoiou dez projetos urbanos de SBN, com capacitação e mentoria, focadas em qualificar a estruturação financeira e as estratégias de captação de recursos para a implementação dos projetos.
Vitor apoiou a construção do Plano Local de Ação Climática de Campinas (PLAC), política que firma o compromisso da cidade em zerar emissões líquidas até 2050, ao mesmo tempo que aumenta a resiliência do município diante de eventos extremos.