Especialista em promoção de Sistemas Alimentares Sustentáveis, Virgínia trabalhou na implementação de projetos, produção científica, articulação da sociedade civil e incidência política em temas como perdas e desperdício de alimentos, agricultura urbana, desenvolvimento de políticas para o combate à insegurança alimentar e defesa do direito humano à alimentação adequada e na reeducação da produção e consumo de agrotóxicos, entre outros. Antes de juntar-se ao time do WRI Brasil, passou por organizações como WWF-Brasil e Instituto Escolhas, além de experiência na iniciativa privada e em instituições de pesquisa. 

Virginia é graduada em Gestão Ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e em Engenharia Ambiental pela Universidade Anhembi Morumbi. 

No WRI Brasil, Virginia tem como principais projetos a estruturação dessa nova frente de atuação e equipe, liderando os esforços de pesquisa para promover a melhor transição para sistemas alimentares sustentáveis no Brasil, além de posicionar a instituição junto ao ecossistema de parceiros ativos nessa agenda, com foco em engajamento e articulação.