
WRI Brasil realiza terceiro workshop para construção de diretrizes para descarbonização do transporte de carga
O WRI Brasil realizou em dezembro, em Vitória, o terceiro workshop setorial para cocriação de diretrizes nacionais para a descarbonização do transporte urbano de carga. O encontro contou com uma oficina que coletou perspectivas de governos municipais e estaduais sobre o tema, além de painéis com especialistas.
Embora o mercado brasileiro siga a tendência global de eletrificação de carros e ônibus urbanos, são incipientes no país as discussões sobre políticas e ações voltadas para o transporte urbano de carga. Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o WRI Brasil tem reunido representantes de diferentes setores para discussões que vão subsidiar a elaboração de diretrizes para a descarbonização do transporte urbano de carga no Brasil. Edições anteriores ocorreram em setembro, com o Governo Federal e a academia, e outubro, com fabricantes de ônibus e infraestrutura de recarga.

Terceiro encontro reuniu governos locais e estaduais
Realizado na véspera da 119ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários, Secretárias e Dirigentes de Mobilidade Urbana, o terceiro workshop setorial reuniu representantes de governos estaduais e municipais, além do terceiro setor e de entidades representativas. O evento abordou temas como incentivos fiscais, financiamento, inovação tecnológica e apoio à indústria, com foco na criação de soluções para o setor de logística.

Sergio Avelleda, sócio fundador da Urucuia e ex-secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo, destacou a importância estratégica do transporte de carga na descarbonização e na melhoria da eficiência da mobilidade urbana. Pollyana Abreu, analista de Eletromobilidade do WRI Brasil, apresentou os principais resultados das pesquisas do Projeto de Descarbonização do Transporte Urbano de Carga. E Pedro Bastos, gerente de Políticas Públicas para Veículos de Emissão Zero do C40 Cities, apresentou as ações da iniciativa Laneshift em Curitiba e no Rio de Janeiro, voltadas para acelerar a adoção de veículos de carga com emissão zero nas frotas urbanas desses municípios.
O projeto Descarbonização do Transporte Urbano de Carga dará seguimento às atividades em 2025. No primeiro semestre, está planejado um quarto workshop, para incorporar as perspectivas de operadores, transportadores e embarcadores.