Workshop discute diretrizes nacionais para descarbonização do transporte urbano de carga
O WRI Brasil, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, realizou o Primeiro Workshop Setorial sobre Descarbonização do Transporte Urbano de Carga, em Brasília, no dia 19 de setembro de 2024. O evento marcou o início da terceira etapa do projeto de cocriação de diretrizes nacionais para o setor. O objetivo foi reunir representantes do poder público, de instituições de financiamento, da academia e do terceiro setor para discutir como o Governo Federal pode atuar de forma coordenada para descarbonizar o transporte de carga nas áreas urbanas.
O transporte de carga é vital para o funcionamento das cidades, mas também é um dos maiores responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa (GEE) e pela poluição do ar nos centros urbanos. Embora o Brasil seja líder mundial em energia renovável, o país ainda enfrenta desafios significativos no setor de transporte, principalmente devido à predominância de veículos movidos a combustíveis fósseis. Dada a complexidade do ecossistema de transporte de carga, a falta de políticas públicas claras e integradas tem resultado em iniciativas descentralizadas e de impacto limitado.
Durante o Primeiro Workshop Setorial, foi destacada a necessidade de uma coordenação mais estreita entre os diferentes atores federais, que têm o poder de direcionar incentivos e políticas para promover a descarbonização. As discussões foram focadas nas políticas brasileiras existentes e nas que estão em desenvolvimento, levando os participantes a refletirem sobre como tais instrumentos podem contemplar o transporte urbano de carga e acelerar sua descarbonização.
Também foram destacadas boas práticas internacionais para a descarbonização do transporte de carga, mapeadas pelo WRI Brasil em países como Chile, Índia e China. A partir delas, os participantes discutiram inspirações e caminhos que o Brasil pode seguir para atingir a neutralidade de emissões até 2050, conforme compromisso assumido pelo governo.
O evento marcou a formalização de um acordo de cooperação entre o WRI Brasil e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, reforçando o compromisso conjunto para o desenvolvimento e implementação dessas diretrizes nas políticas públicas brasileiras. O próximo passo do projeto inclui a realização de outros três Workshops Setoriais, que continuarão a reunir atores estratégicos para a construção das diretrizes nacionais, entre eles, fabricantes de veículos, setor de energia, transportadores, embarcadores e municípios.