WRI Brasil realiza segundo workshop para construção de diretrizes para descarbonização do transporte de carga
O WRI Brasil realizou, em São Paulo, o Segundo Workshop Setorial para cocriação de diretrizes nacionais para a descarbonização do transporte urbano de carga. O evento, composto por uma mesa-redonda e uma oficina de cocriação, reuniu representantes do governo federal, fabricantes de veículos, fornecedores de equipamentos de recarga, provedores de energia e transportadores durante o Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos (C-MOVE), no dia 23 de outubro de 2024.
A transição energética dos transportes vem se expandindo no Brasil, seguindo uma tendência global de crescimento. No entanto, ainda são incipientes as discussões sobre políticas e regulações para estruturar ações voltadas especificamente ao transporte urbano de carga.
Para avançar na construção de diretrizes para a descarbonização do transporte de carga no Brasil, o projeto Descarbonização do Transporte Urbano de Carga, do WRI Brasil, tem engajado fabricantes de veículos, provedores de infraestrutura de recarga e fornecedores de energia, convidando-os a apresentar suas perspectivas e a construir, em conjunto, visões de futuro, metas e medidas relevantes para a descarbonização do transporte urbano de carga no Brasil. A iniciativa é realizada em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
Nos engajamentos realizados, têm aparecido como desafios para a descarbonização do setor a necessidade de investimento em sistemas de infraestrutura de recarga robustos nas cidades, o desenvolvimento de cadeias produtivas para suportar a substituição da frota e a composição de modelos de negócio que forneçam garantias para transportadores efetuarem a eletrificação. O Segundo Workshop Setorial focou em temas como financiamento, indústria e incentivos ao setor de logística para seguir avançando na construção colaborativa.
Mesa-redonda com atores-chave
O workshop foi composto por uma mesa-redonda reunindo governo federal, indústria e transportadores. De forma semelhante ao Primeiro Workshop Setorial, realizado em setembro, os atores presentes discutiram os desafios da descarbonização para o transporte de carga e apresentaram um panorama das perspectivas do setor público e privado no Brasil.
Representantes do MMA e do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) reconheceram a importância estratégica do transporte urbano de carga para o cumprimento de metas climáticas, ambientais e de saúde pública, buscando implementar políticas por meio dos planos diretores e de mobilidade urbana das cidades.
Também foram apresentadas iniciativas de empresas, como a dos Correios, que prevê recursos de R$ 1,3 bilhão para a eletrificação de frota de 33 mil veículos, instalação de painéis fotovoltaicos em seus centros de distribuição e integração de políticas de inclusão de gênero e étnico-raciais. A empresa de logística LZN compartilhou sua experiência na eletrificação de frota, apontando que além da aquisição de veículos elétricos, é necessário redesenhar as operações a partir de uma disposição eficiente dos pontos de recarga. Por fim, a Volkswagen e a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) destacaram três pontos que consideram centrais para impulsionar a redução de emissões do setor: investimento em pesquisa e desenvolvimento, políticas de subsídios ou amortizações do custo de capital de veículos elétricos e combustíveis alternativos como estratégia de transição.
Além da mesa-redonda, o Workshop contou com uma oficina de cocriação na qual representantes da indústria e fornecedores dialogaram para construir uma visão de futuro, metas e medidas para a descarbonização do setor.
O projeto dará seguimento à construção de diretrizes de descarbonização para o país em mais dois Workshops Setoriais, planejados para dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, que buscarão aprofundar e incorporar as perspectivas de municípios, estados, operadores, transportadores e embarcadores.