A poluição do ar é um dos maiores desafios urbanos globais. Contudo, seus impactos, tais como doenças e mortes, não são diretamente atribuíveis, dificultando seu enfrentamento. Nas cidades brasileiras, onde o transporte é uma das principais fontes de poluição do ar, a implementação de frotas mais limpas tem avançado em ritmo lento, especialmente em função do custo do veículo, sendo ignorados os custos dos impactos negativos da poluição do ar no momento do investimento.

O WRI Brasil desenvolveu a ImpactAr - Ferramenta de valoração dos impactos da qualidade do ar na saúde para mudanças de frota no Brasil, que estima os impactos na saúde e os custos causados pelas variações na qualidade do ar originadas a partir de mudanças na frota de ônibus urbanos.

Ao utilizar a ImpactAr, governos locais poderão identificar e mensurar mudanças nos números de hospitalização, mortes e custos financeiros e de bem-estar ligados às alterações no nível de poluição do ar urbano. Espera-se, assim, aumentar o grau de informação e conhecimento de governos locais para realizar investimentos de atualização e compra de ônibus para o transporte coletivo, proporcionando uma análise mais adequada dos custos e benefícios relacionados à implementação de frotas de baixo-carbono.

Clique no botão à esquerda para baixar a ImpactAr para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Niterói, e sua metodologia para replicação nas demais cidades brasileiras.


Esta é a versão mais atual do ImpactAr. Foram atualizados os parâmetros técnicos da etapa ambiental da metodologia. A segunda versão ajustou um erro nos valores das medidas de conversão fixa de material particulado para Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ). Para versões antigas, clique aqui.