O Brasil se comprometeu com a meta de restaurar 12 milhões de hectares de florestas até 2030. Há uma grande quantidade de áreas degradadas e subaproveitadas em que essa restauração pode acontecer. Porém, para ela ser efetiva, é preciso articular com os atores locais, os órgãos governamentais, empresas e comunidades nas paisagens, além de atrair recursos e investimentos para que a restauração possa ganhar escala.

O WRI Brasil identificou três paisagens no Brasil que reúnem as condições para apoiar um grande movimento para a restauração: o Vale do Paraíba Paulista (SP), a Bacia do rio Doce (MG) e o estado do Espírito Santo, em especial as bacias do Itaúnas e São Mateus (ES). São paisagens em que a floresta gera grandes benefícios ecológicos, como melhora da qualidade da água e do solo nas propriedades rurais, e oportunidades econômicas para os produtores, como a comercialização de produtos florestais madeireiros e não-madeireiros.

O projeto Pró-Restaura (Maximizando Oportunidades Econômicas em Escala para a Restauração de Paisagens e Florestas no Brasil) busca melhorar a percepção sobre a restauração no Brasil. O objetivo é criar as condições necessárias para que a restauração aconteça nessas três paisagens, atraindo recursos financeiros para os atores das regiões e estimulando a restauração de 500 mil hectares.

Para atingir esse objetivo, o projeto atua em cinco frentes:

  • Articulação: equipar atores chave com dados sólidos, evidências, diretrizes de boas práticas;
  • Governança: reunir uma variedade de parceiros locais e definir um plano de ação comum de larga escala para cada paisagem prioritária;
  • Oportunidades: identificar, mapear e avaliar as oportunidades de restauração;
  • Financiamento: criar e apoiar mecanismos financeiros;
  • Monitoramento: apoiar o desenvolvimento de um sistema de monitoramento da restauração.

O trabalho é executado pelo WRI Brasil, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Internacional pela Sustentabilidade (IIS). É financiado pela iniciativa climática internacional do Ministério do Meio Ambiente e Segurança Nuclear (BMU) da Alemanha. BNDES e EMBRAPA são parceiros estratégicos.