O WRI Brasil é parte do consórcio global “2050 is Now”, que busca promover a elaboração e fortalecimento de estratégias climáticas de longo prazo (LTS), também chamadas de estratégia de longo prazo para desenvolvimento de baixa emissão (LT-LEDS), que sejam compatíveis com o Acordo de Paris. Entre os objetivos prioritários está o desenvolvimento de habilidades de representantes de governos, institutos de pesquisa nacionais, atores da sociedade civil e outros atores relevantes para o desenvolvimento, implementação avaliação

Com um horizonte de planejamento mais amplo, as LTS são compromissos climáticos que vão além dos ciclos de governo e detalham as políticas públicas necessárias e a visão do país para alcançar a neutralidade climática (balanço líquido zero nas emissões de gases de efeito estufa), para além de quantificar as metas de redução de emissões. As LTS são, portanto, complementares às Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e oferecem uma direção clara para a mitigação das emissões e identificação de riscos climáticos e ações de adaptação, permitindo um planejamento nacional estruturado para lidar com os desafios da crise climática.

Apesar de ainda não ter submetido sua LTS, o Brasil reforçou, na revisão de sua NDC, seu comprometimento em reduzir em 53% as emissões de GEE até 2030 e sua nova meta de redução para 2035, que será entre 59% e 67% (ambos os percentuais comparados aos níveis de 2005), além de reafirmar sua meta de neutralidade climática até 2050. Para atingir essas metas, diversas políticas públicas estão sendo revisadas, sendo o principal destaque o Plano Clima, que inclui a estratégia nacional para mitigação e adaptação tal como um eixo transversal de justiça climática.  

O projeto “2050 é Agora” no Brasil tem como principais atividades:  

  • produção de estudos analíticos para apoiar a elaboração da LTS brasileira, especialmente no tema de adaptação;  
  • análise das estruturas de governança climática, dos arranjos institucionais para a implementação da NDC e da LTS do Brasil e do financiamento climático;
  • fornecimento de recomendações para operacionalizar a NDC brasileira, alinhando-a à LTS;  
  • divulgação de informações e dados sobre o tema, com destaque para transição justa.  

Além disso, o projeto busca fortalecer a colaboração entre formuladores de políticas públicas, especialistas, representantes da sociedade civil e governo no tema por meio de diálogos, eventos e oportunidades de troca de experiências e conhecimentos.

Além do WRI e do WRI Brasil, também são membros do consórcio: Alliance for Sustainable Energy LLC/ Low Emission Development Strategies Global Partnership (LEDS GP), Fundación Bariloche (FB), India Resources Trust (WRI India), Institute for Sustainable Development and International Relations (IDDRI), National Renewable Energy Lab (NREL), Stichting European Climate Foundation (ECF), Sustainable Development Solutions Network Association, Inc. (SDSN) e Yayasan Sumber Daya Dunia (WRI Indonesia).