QualiÔnibus é destaque em relatório do WRI sobre 10 anos de parceria com FedEx
Os resultados do Programa QualiÔnibus são destaque de um novo relatório do WRI que celebra dez anos do Mobility and Accessibility Program (MAP), programa que tem apoio financeiro e conceitual da FedEx Corporation. A publicação apresenta iniciativas de Brasil, México, China e Índia que têm qualificado o transporte coletivo e melhorado a mobilidade e o acesso de milhões de pessoas a oportunidades de emprego e educação.
Em 2010, o WRI Ross Center for Sustainable Cities e a FedEx firmaram uma parceria para criar o que hoje é o MAP, com o objetivo de ajudar a transformar os principais sistemas de transporte coletivo em todo o mundo, tornando-os mais seguros, eficientes e sustentáveis para milhões de usuários. Um dos frutos desta parceria é o Programa QualiÔnibus, do WRI Brasil, que atualmente conta com 29 cidades e agências de transporte participando em seu Grupo de Benchmarking.
Um novo olhar – em rede – para a qualidade do transporte
O relatório destaca que as iniciativas e ferramentas do Programa QualiÔnibus – como o Grupo de Benchmarking, a Pesquisa de Satisfação e os Indicadores de Qualidade – têm fornecido dados e análises, disseminado boas práticas e conectado uma rede nacional pela qualificação dos sistemas de ônibus urbanos de cidades brasileiras. Alguns dos resultados contidos no relatório:
- 45 mil Pesquisas de Satisfação já foram completadas em dezenas de cidades
- Grandes cidades, como Porto Alegre e Salvador, adotaram pesquisas anuais e analisam os resultados para identificar oportunidades de melhoria
- A partir de uma boa prática de Belo Horizonte compartilhada no Grupo de Benchmarking, Porto Alegre e Fortaleza desenvolveram abordagens para viabilizar a instalação de abrigos de ônibus mais confortáveis e seguros
- Fortaleza melhorou significativamente a segurança de ciclistas, pedestres e motociclistas ao colar adesivos na lateral dos ônibus que informam sobre os pontos cegos. A boa prática se disseminou por Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Campos dos Goytacazes
Muitos desses resultados estão reunidos em recente artigo sobre os cinco anos do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus.
Resultados em outros países
Além do Brasil, o relatório reúne informações sobre ações do MAP no México, China e Índia.
- Na China, a iniciativa apoiou projetos de BRT e eletromobilidade de Shenzhen, que já eletrificou 100% de sua frota; e Pequim e Guangzhou, que estão implementando a Mobilidade como um Serviço, conectando mobilidade compartilhada e transporte coletivo no planejamento de viagens.
- Na Índia, o projeto Bus Karo, ativo em 63 cidades, está expandindo a coleta de dados para melhorar a operação do transporte coletivo. Em 2018, um concurso de empreendedorismo apoiou tecnicamente projetos de conversão de motores a diesel em elétricos; instalação de filtros para reduzir a poluição; e uma nova linha de ônibus com sistema de reserva online.
- Na Cidade do México, o MAP apoiou a implementação de 10 corredores BRT e reformulou o sistema de ônibus para reduzir o tempo de viagem pela metade. O MAP também deu suporte à criação de um programa nacional de apoio técnico e financeiro ao transporte coletivo, e de políticas nacionais para o apoio à segurança viária, a gestão e a operação do serviço.
Acesse o relatório
Clique aqui e acesse o relatório do WRI (em inglês) para saber mais sobre como MAP, WRI e FedEx impulsionam a inovação, utilizam pesquisas e dados e transformam sistemas de transporte coletivo para atender as pessoas de forma equitativa e sustentável.