Qual o impacto da restauração e reflorestamento nas emissões e remoções de gás de efeito estufa (GEE)?

O WRI Brasil, juntamente com uma equipe de especialistas e atores dos setores público e privado e especialistas em silvicultura, agrofloresta e agricultura, desenvolveu a Ferramenta de Cálculo para Balanço de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Floresta e Sistemas Agroflorestais no Brasil.Trata-se de uma ferramenta de cálculo para mensurar as emissões e remoções de GEE em propriedades rurais que têm controle direto das suas operações de manejo.

A ferramenta de cálculo é organizada por tipologia florestal: 

  • Plantações homogêneas de eucalipto (Eucalyptus ssp. e Corymbia spp.), pinus (Pinus ssp) e paricá [Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber x Ducke)];
  • Plantações heterogêneas (plantio multidiverso de espécies tropicais nativas e exóticas para uso madeireiro); e
  • Sistemas agroflorestais (SAF), compostos de 307 espécies. 

A ferramenta, construída com o apoio do Projeto Verena, permite que produtores e empresas da cadeia de valor florestal e agroflorestal integrem os relatórios de emissões de GEE em suas estratégias de produção e planejamento anual. Permite especificamente às empresas identificar oportunidades de redução de emissões e remoção de GEE das suas cadeias, acompanhar os progressos em direção às metas de redução de emissões, comunicar resultados aos investidores e consumidores finais e responder às demandas nacionais e internacionais de produtos menos intensos em carbono.