Hoje, os mais de 172 milhões de brasileiros que vivem em áreas urbanas enfrentam longos deslocamentos, pouca infraestrutura para serviços básicos e a falta de espaços públicos de qualidade. Em grande parte, esses problemas resultam de um crescimento acelerado, baseado em um modelo que hoje mostra sua face mais perversa, já que, via de regra, as pessoas com renda mais baixa são as mais afetadas.

Essa realidade precisa mudar, e a revisão dos Planos Diretores (PDs) é a oportunidade ideal para promover essa mudança. O DOTS - Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável é uma estratégia de planejamento que integra o planejamento do uso do solo à mobilidade urbana com o objetivo de promover cidades compactas, conectadas e coordenadas. Incluir o DOTS como estratégia no plano diretor permite que a cidade priorize a transformação urbana junto aos eixos de transporte.

Este guia traz as orientações para que municípios brasileiros de médio e grande porte incluam o DOTS em seus planos diretores. Os princípios e ações apresentados na publicação podem ajudar as cidades a produzir uma nova geração de Planos Diretores: inovadores, ousados e que darão origem a projetos urbanos integrados, com alto potencial de transformação e melhora na qualidade de vida.