Rede Ruas Completas SP
Apoio a projetos para reduzir as mortes e lesões no trânsito em 20 cidades do estado de São Paulo
Promover um trânsito mais seguro é uma necessidade global, compartilhada por centros urbanos de todos os tamanhos. Se enfrentam desafios em comum para implementar ações de segurança viária, cidades também podem compartilhar aprendizados e soluções e avançar juntas. É este potencial de transformação coletiva que WRI Brasil e outras quatro organizações vão fomentar até 2025, com a rede Ruas Completas SP.
O Ruas Completas SP apoia projetos para reduzir as mortes e lesões no trânsito em 20 cidades paulistas, identificadas no mapa abaixo. São elas: Araraquara, Bauru, Bebedouro, Campinas, Campos do Jordão, Capão Bonito, Catanduva, Diadema, Francisco Morato, Guarulhos, Jacareí, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Registro, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Santo André, São José do Rio Preto e São José dos Campos.
Ação para salvar vidas no estado de São Paulo
Ação conjunta de WRI Brasil, Vital Strategies, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Instituto Cordial e Respeito à Vida (Detran-SP), a rede é parte da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), que busca salvar 600 mil vidas e prevenir 22 milhões de lesões no trânsito de países em desenvolvimento até 2025. O apoio ao estado de São Paulo é parte desse compromisso.
O estado de São Paulo tem conseguido reduzir as mortes no trânsito de forma progressiva, mas é possível avançar. Em 2020, 4.861 pessoas perderam a vida no trânsito nas ruas e estradas paulistas, mais da metade em vias municipais. A Ruas Completas SP vai apoiar cidades na redução desse número, em linha com a meta da segunda Década de Ações para Segurança no Trânsito da ONU, de reduzir as mortes e lesões no trânsito em pelo menos 50% até 2030.
Capacitação e apoio técnico
O trabalho em rede permite às cidades compartilhar soluções e experiências. Ao dividirem processos e aprendizados, podem avançar juntas. Cada uma das 20 cidades terá apoio específico em uma ação de segurança viária, que pode incluir, por exemplo, a elaboração de planos e estratégias, ou a criação de projetos de intervenção urbana. Elas também serão incluídas em grupos de trabalho focados nos interesses e ações que desejam desenvolver.
A rede também oferecerá atividades de capacitação abertas a técnicos e tomadores de decisão dos mais de 300 municípios paulistas onde o programa Respeito à Vida está presente.
Capacitações realizadas em 2021:
Sistemas seguros e ruas completas
O trabalho da rede se baseia na abordagem de sistemas seguros, que parte da premissa de que a responsabilidade no trânsito é compartilhada entre quem utiliza as vias e quem projeta e implementa o espaço viário. As pessoas vão cometer erros, e a infraestrutura viária tem de ser projetada para que os erros não resultem em mortes e lesões.
O conceito de ruas completas, que dá nome à rede, foi criado para mostrar a importância de se desenhar as ruas com foco na segurança e no conforto de todas as pessoas, priorizando usuários de modos ativos como caminhada e bicicleta. Em 2017, o WRI Brasil e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) lançaram a Rede de Ruas Completas com 21 cidades brasileiras, que realizou intervenções de ruas completas em nove cidades.
*Foto: São José dos Campos/SMU-PSJC