O acesso a recursos financeiros para investir em infraestrutura urbana sustentável é um dos principais obstáculos que cidades brasileiras enfrentam na transição para um novo modelo de desenvolvimento, mais resiliente, inclusivo e de baixo carbono. 

Nesse cenário, as instituições financeiras de desenvolvimento, que tradicionalmente apoiam a viabilização de projetos de infraestrutura urbana, estão em posição única para desbloquear recursos em conjunto com as cidades e atrair recursos internacionais e do setor privado.

logomarca com escrito Rede Fisc - Rede para Financiamento de Infraestrutura Sustentável em Cidades

Foi para impulsionar essa transformação que o WRI Brasil criou a Rede para Financiamento de Infraestrutura Sustentável em Cidades (Rede Fisc). A rede tem como objetivo ampliar a colaboração, a coordenação e as trocas entre as instituições que apoiam as cidades na viabilização de infraestrutura urbana sustentável, a fim de identificar gargalos e oportunidades e construir ações conjuntas para

A Rede Fisc reúne instituições financeiras de desenvolvimento internacionais, nacionais e locais, representantes do setor público, e outras instituições envolvidas no financiamento de infraestrutura urbana no Brasil. Desde 2018, os encontros da Rede Fisc já reuniram mais de 50 instituições, incluindo instituições internacionais como Banco Mundial, BID, CAF, KfW, NDB, FMDV e CCFLA, nacionais como BNDES, Caixa e Banco do Brasil, e regionais como BRDE e BDMG.

Encontros de discussão e grupo de trabalho

A principal frente de atuação da Rede Fisc são os encontros periódicos para disseminação de conhecimento, discussões e trocas de experiências sobre o financiamento de infraestrutura urbana sustentável. As reuniões são espaços de cocriação de ideias e consolidação e sistematização do conhecimento sobre a temática.

As discussões a Rede Fisc têm resultados concretos na qualificação e ampliação da oferta de financiamento para investimentos sustentáveis. Desde 2021, o CAF incorpora os conceitos e princípios de Ruas Completas, discutidos no âmbito da Rede Fisc, em todas as suas operações de crédito para municípios brasileiros e da América do Sul. A Rede Fisc também recomendou um conjunto de ações para apoiar a Associação Brasileira de Bancos de Desenvolvimento (ABDE) no avanço da agenda de financiamento de soluções urbanas sustentáveis e recuperação verde em cidades.

Entre 2021 e 2023, o Grupo de Trabalho para Financiamento da Resiliência Climática em Cidades Brasileiras com foco em Soluções Baseadas na Natureza (GT Financiamento SBN) reuniu integrantes da Rede Fisc para impulsionar ações e iniciativas de fomento ao financiamento de SBN em cidades no Brasil. O GT foi parte da Aliança Bioconexão Urbana.

Produção de conhecimento

O conhecimento acumulado nos encontros da Rede Fisc tem subsidiado a elaboração de estudos, guias técnicos e outros produtos de conhecimento.

capa de estudo sobre financiamento de baixo carbono

 

capa de publicação com logo escrito CDP, sobre  financiamento climático para municípios

Clique nas capas das publicações para acessá-las 

Discussões da Fisc sobre as barreiras de acesso ao financiamento de infraestrutura de baixo carbono no Brasil estão sistematizadas no estudo Financiamento de Infraestrutura de Baixo Carbono nas Áreas Urbanas no Brasil, lançado com a GIZ no âmbito do projeto Felicity e com o Ministério de Minas e Energia. A publicação propõe nove recomendações a governos e instituições financeiras para ampliar o financiamento verde e climático em cidades brasileiras.

Em 2023, a Rede Fisc apoiou tecnicamente o CDP Latin America e o WRI Brasil na elaboração da publicação Desmistificando o financiamento climático para municípios: ampliando as oportunidades de projetos climáticos para governos subnacionais. A publicação traz orientações sobre o financiamento climático com foco nos municípios brasileiros.

Matchmaking para projetos sustentáveis

mulher apresenta projeto para pessoas sentadas

O matchmaking – a conexão entre proponentes e financiadores de projeto – é uma ferramenta poderosa para a aceleração de soluções urbanas sustentáveis. Em 2023, o WRI Brasil e a Rede Fisc realizaram o FinanCidades, uma rodada de negócios pioneira, que reuniu nove instituições financeiras do Brasil e do mundo, e representantes de 40 projetos urbanos sustentáveis de todo o país, em áreas como requalificação urbana, soluções baseadas na natureza, saneamento, gestão de resíduos e mobilidade sustentável. O FinanCidades foi ponto de partida para catalisar parcerias e impulsionar a implementação de projetos de baixo carbono.