Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades
Transformando ideias em projetos financiáveis para cidades mais resilientes e inclusivas
As soluções baseadas na natureza (SBN) têm se difundido como caminho eficiente para ajudar cidades a enfrentar o desafio da mudança do clima. Mas o caráter inovador resulta em uma escassez de projetos financiáveis e barra o avanço das SBN em cidades brasileiras.
Para mudar esse cenário, o WRI Brasil realizou o Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades. Primeiro programa brasileiro de mentoria e capacitação para projetos urbanos de SBN, a iniciativa apoiou dez projetos em estágio inicial de quatro regiões do país. Todos os projetos evoluíram para estágios mais avançados de desenvolvimento.
Os resultados
A nota prática Acelerando Soluções Baseadas na Natureza em Cidades Brasileiras: Lições aprendidas na estruturação de projetos em estágio de ideação compila os resultados dos nove meses de aceleração.
|
O que o Acelerador ofereceu
Capacitação especializada
Seis módulos de capacitação em temas cruciais para a estruturação de projetos de SBN
Planos de desenvolvimento
Acompanhamento e apoio para transformar as ideias em projetos viáveis
Comunidade de inovação
Trocas de experiências com proponentes, especialistas e implementadores de SBN
Conexão com financiadores
Encontro com potenciais investidores e financiadores para apresentação dos projetos
O apoio do Acelerador aos projetos foi composto de duas fases: Aceleração e Impacto. Na fase de Aceleração, de dezembro de 2022 a agosto de 2023, os dez projetos contaram com mentoria individualizada e seis capacitações em quatro módulos: Técnica de SBN, Estruturação Financeira, Governança e Aspectos Jurídicos e Pitch e Plano de Ação. Também participaram de hubs de cocriação e de sessões SBN na Prática, além de uma visita técnica ao Parque Orla Piratininga, em Niterói.
No encerramento da Aceleração, as equipes realizaram pitches dos dez projetos diante de uma banca avaliadora. Dois projetos, de Campo Grande e Maranguape, foram selecionados para seguir para a fase de Impacto, em que contaram com apoio adicional até junho de 2024.
Saiba mais sobre os resultados do programa
Reveja o webinar de encerramento