Washington (10 de fevereiro de 2023) – Hoje, o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente dos Estados Unidos Joe Biden na Casa Branca, onde discutiram oportunidades para ambos os países colaborarem em questões relacionadas às mudanças climáticas e à proteção do meio ambiente.

A seguir, o posicionamento de Craig Hanson, Diretor Geral dos Programas do World Resources Institute (WRI):

“O WRI está satisfeito que Brasil e Estados Unidos estejam novamente trabalhando juntos pelo clima. Essa parceria é crucial no esforço global para enfrentar as mudanças climáticas e proteger a natureza – em um momento decisivo para o futuro da floresta amazônica e de seu povo. Não existe um mundo de 1,5°C se a Amazônia ultrapassar um ponto irreversível de degradação – e há muito pouco tempo para evitar isso.

Lula está no cargo há seis semanas e já avançou ao nomear ministros pró-ambiente, restabelecer medidas de combate ao desmatamento suspensas no governo Jair Bolsonaro, revogar licenças de mineração em áreas protegidas e reabrir o Fundo Amazônia. Mas o desmantelamento das políticas ambientais e das estruturas governamentais nos últimos anos também exige ações e investimentos de médio prazo para zerar o desmatamento, garantir os direitos e territórios dos povos indígenas e promover a transição para um novo modelo econômico justo e inclusivo na Amazônia.

Hoje, os Estados Unidos e o Brasil enviaram um sinal forte e encorajador de que enfrentarão conjuntamente as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade, o que será crucial para evitar que a Amazônia chegue a um ponto de degradação sem retorno”.