Webinar de lançamento do estudo "Implicações da legislação brasileira na atividade de plantio de florestas nativas para fins econômicos"


Data: 15 de outubro de 2020 das 11h as 12h
Plataforma: Transmissão ao vivo pelo YouTube. (assista à íntegra do evento abaixo)

O Brasil assumiu compromissos de restaurar e reflorestar pelo menos 12 milhões de hectares de florestas até 2030. Essa restauração pode ser uma grande oportunidade de gerar renda para o produtor rural, por meio da silvicultura de nativas e sistemas agroflorestais. Além disso, essas florestas exercem importantes serviços ambientais como sequestro de carbono, regulação do ciclo hídrico, recuperação de solos e conservação da biodiversidade. 

O marco regulatório da restauração com fins econômicos ainda apresenta aspectos que precisam ser aprimorados para que se tenha ganho de escala com a atividade. O WRI Brasil e a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura lançam novo estudo analisando como a legislação federal e a de três estados (Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo) tratam da exploração econômica de florestas nativas plantadas, identificando lacunas que hoje geram insegurança e custos desnecessários ao investidor, mas que podem ser facilmente solucionadas para dar escala à restauração no Brasil. 

O evento

Lançamento do Estudo: Implicações da legislação brasileira na atividade de plantio de florestas nativas para fins econômicos
Moderação: Luciana Alves (WRI Brasil)
Debatedores: Raul Valle (WWF-Brasil), Zezé Zakia (consultora setor florestal) e Ivone Namikawa (Klabin)
Realização: Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e WRI Brasil
Apoio: Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, Diálogo Florestal

Assista à gravação do webinar