Implicações da legislação brasileira na atividade de plantio de florestas nativas para fins econômicos
Este working paper analisa políticas públicas e procedimentos administrativos em nível federal e em três estados brasileiros – Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo – com o objetivo de incentivar o estabelecimento de uma nova economia florestal baseada no plantio de florestas nativas com finalidade econômica.
O estudo recomenda regras específicas para a exploração econômica de espécies nativas plantadas, tanto para Reservas Legais quanto para Áreas de Uso Alternativo do Solo, simplificação dos procedimentos e diminuição dos encargos que hoje afetam a viabilidade econômica de diversos empreendimentos florestais.
Este trabalho foi produzido no âmbito do projeto Pró-Restaura, com apoio da Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI), do Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMU) da Alemanha. O WRI Brasil e os autores deste estudo agradecem os apoios técnico, institucional e financeiro, sem os quais este trabalho e suas aspirações não seriam possíveis.
Projetos
Pró-Restaura
Conheça o projetoEstimular e atrair recursos para a restauração de florestas em três paisagens diferentes em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo
Programa de FlorestasProjeto Verena
Conheça o projetoPromovendo a restauração e o reflorestamento com espécies nativas em larga escala no Brasil
Programa de Florestas