Viviane Sobral é Analista em Ciência de Dados do Programa de Florestas, Uso da Terra e Agricultura do WRI Brasil, onde colabora na coleta, produção, análise e gerenciamento de dados sociais e ambientais (espaciais e alfanuméricos) voltados aos temas relativos ao Programa. 

Antes de ingressar na equipe do WRI Brasil, Viviane estagiou por dois anos na WWF Brasil, onde posteriormente, prestou serviços de consultoria por mais dois anos, apoiando o planejamento territorial e o monitoramento da restauração da vegetação nativa nos Biomas Mata Atlântica e Cerrado. Viviane também prestou serviços de consultoria em geoprocessamento por seis meses para a TNC Brasil. 

No âmbito acadêmico, formou-se em Ciências Biológicas – Bacharelado pela Universidade de Brasília e integrou por um ano, o Programa de Iniciação Científica do ICMBio, onde realizou uma pesquisa relacionada à priorização de áreas para a criação de RPPNs com base na sua importância para a conectividade de fragmentos florestais nas Ecorregiões Serra do Mar e Bahia (Mata Atlântica Brasileira). 

Viviane também é artista e nas horas vagas, dança profissionalmente em diversos eventos de Brasília.