O projeto Alianças para Transformação Urbana (TUC, na sigla em inglês) já conta com a formação de duas alianças que mobilizam pessoas e recursos locais para impulsionar a cocriação de soluções urbanas inovadoras em Recife e Teresina – duas das cinco cidades latino-americanas escolhidas para a realização do projeto nos próximos anos. O objetivo é acelerar e dar escala a transformações urbanas de baixo carbono e que gerem resiliência, ao mesmo tempo melhorando a qualidade de vida das populações envolvidas. 

As alianças unem as comunidades afetadas e representantes de diversos setores da sociedade para criar, testar e disseminar soluções para esses desafios locais. Essas alianças permitem que as decisões sejam tomadas de forma participativa, multisetorial e inclusiva, unindo sociedade e poder público na implementação. O WRI Brasil apoiou a formação das alianças e contribui com conhecimento técnico para o planejamento e execução das ações propostas.  

Em formato de mutirão, as alianças de ambas as cidades realizaram as primeiras intervenções nos territórios, com base em medidas de urbanismo tático para melhoria dos espaços públicos de convivência, arborização e outras melhorias lideradas pela própria comunidade.  

  

Comunidade do Pilar cria Rota da Infância no centro do Recife 

A Aliança pelo Centro do Recife reúne representantes do governo local, da sociedade civil, incluindo moradores e moradoras do bairro, empresas e universidades. No grupo, todos têm voz e decidem juntos os caminhos do projeto. Em dezembro, o grupo decidiu realizar um mutirão para a construção de uma Rota da Infância no entorno da Comunidade do Pilar.  

Com participação das crianças do bairro e de toda a comunidade, foi realizado um redesenho da rua entre o Conjunto Habitacional do Pilar e a Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar. O objetivo do mutirão foi desenvolver a primeira parte da Rota da Infância, através de ações de urbanismo tático com inserções de pinturas de pisos, instalação de mobiliário urbano de uso permanente e modificação dos usos da rua, visando o uso recreativo e seguro para os moradores, em especial para as crianças. 

Durante o mutirão foram realizadas diversas atividades de entretenimento com a comunidade local, e como encerramento houve uma sessão de cinema ao ar livre. A intenção da Rota da Infância é gerar fluxos seguros e promover o brincar nos espaços públicos, gerando uso em diversas horas do dia. Isso ajuda a aumentar a segurança e atratividade da rua e contribui para a integração com o restante do Bairro do Recife. Essa intervenção é a primeira etapa de uma transformação maior que, no futuro, visa conectar o conjunto habitacional à praça pública existente no entorno, de forma segura e lúdica. 

Muitas pessoas estiveram envolvidas na ação, como as lideranças da comunidade Ana Claudia Miguel e Adriana Gonzaga, pessoas da Escola Nossa Senhora do Pilar e diversos moradores, assim como representantes de movimentos como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto,  Associação Metropolitana de Ciclistas, Centro de Estudos Avançados do Recife, Agência Recife para Inovação e Estratégia, Instituto de Arquitetos do Brasil - Pernambuco, Casa das Asas, Bloomberg e GDCI - Streets For Kids.  

A prefeitura do Recife também apoia o projeto, através do Programa Recentro, e envolvimento de outros órgãos como como a Secretaria Executiva de Inovação Urbana (SEIURB), Empresa de Limpeza Urbana, Companhia de Trânsito e Transporte Urbano e o Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS). 

imagens do colorido da rota da infância na comunidade do pilar
O resultado do mutirão na Comunidade do Pilar, em Recife (foto: Adriana Preta/WRI Brasil)

A “Praça dos Sonhos” toma forma no residencial Edgar Gayoso 

Em Teresina, a aliança atua no residencial Edgar Gayoso, um conjunto habitacional construído através do Programa Minha Casa, Minha Vida. No início de 2022, um diagnóstico técnico e comunitário local e uma coleta de sonhos dos moradores da comunidade apontaram para a necessidade de espaços públicos acessíveis para convívio e lazer. Essa demanda coletiva começou a tomar forma a partir de uma oficina de cocriação com moradores e membros da Aliança pelo Residencial Edgar Gayoso, que juntos decidiram transformar um dos trechos da avenida central do bairro.  

Ao longo de cinco meses, representantes da comunidade, do setor público, do setor privado e da academia uniram esforços para planejar e executar a obra de alargamento do canteiro, que foi complementada pela mobilização coletiva em dois mutirões de obras, transformando o espaço na primeira praça do residencial, batizada de “Praça dos Sonhos” pela comunidade.

Desenvolvimento urbano inclusivo - Mutirão Teresina/PI

 

O projeto da intervenção contou com a ampliação do canteiro central para criação de um espaço público com brinquedos, academia ao ar livre, pergolado coberto para espera de ônibus, bancos, mesas, lixeiras para coleta seletiva e jardins. Também fica ali a “gelateca”, geladeira adaptada para ser uma biblioteca comunitária. A segurança viária é assegurada por medidas de moderação de tráfego, como o estreitamento da via e a faixa de travessia elevada, que ainda será executada.  

No entorno, o plantio de vegetação e a pintura de murais por artistas locais e crianças trouxeram cor e alegria para a rua, reforçando os valores do projeto. Um grupo de moradores que se uniu para cuidar do local relata que a Praça dos Sonhos já reúne pessoas de todas as idades, que crianças com deficiência vão para lá se divertir no brinquedo feito especialmente para elas e que já surgiram comércios no entorno.   

Para tornar a Praça dos Sonhos realidade, foi fundamental a participação e empenho de muitas pessoas, como os moradores da comunidade, professores e estudantes da Universidade Federal do Piauí, artistas locais e outros representantes da sociedade civil. A prefeitura e o estado contribuíram através da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação de Teresina (SEMPLAN) por meio da Agenda 2030, Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Norte (SAAD Norte), Viveiro Municipal, Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Fundação Monsenhor Chaves (FMC), Programa Lagoas do Norte e Piauí Conectado. Também apoiaram a iniciativa OAB-PI, Garagem Orgânica, Servfaz, Nova Ceasa, Consórcio Teresina Ambiental e Tintas Sherwin-Williams.