A Estratégia Nacional da Bicicleta (Enabici) foi um dos destaques do Bicicultura - Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo. Coordenada pela União de Ciclistas do Brasil em colaboração com diversas organizações, incluindo o WRI Brasil, a estratégia foi elogiada pelo Governo Federal, que a descreveu como uma “bússola para saber aonde a gente quer chegar”.

O Bicicultura é um encontro anual, organizado pela sociedade civil, para celebrar e impulsionar a cultura da bicicleta como meio de mobilidade nas cidades brasileiras. O WRI Brasil participou da edição deste ano, realizada em Florianópolis, ministrando uma palestra sobre desenho seguro de infraestrutura cicloviária e uma oficina de mapeamento de atores para diferentes objetivos apresentados na Enabici.

Foi o primeiro momento de atividades da Enabici desde que o documento-síntese da estratégia foi concluído e apresentado na Semana da Mobilidade, fato celebrado pelos participantes. Na mesa de abertura, Antonio Espósito, Coordenador Geral de Regulação da Mobilidade Urbana da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades (MCidades), elogiou o documento: "É muito importante ter uma bússola para saber aonde a gente quer chegar. [A Enabici] vai nos ajudar a alinhar as ações e nortear o caminho daqui para frente. Somos muito gratos ao setor."

Espósito voltou a tratar da Enabici no terceiro dia do evento, quando compôs um painel junto ao arquiteto Claudio Oliveira da Silva, também do MCidades, sobre planos e políticas federais para a ciclomobilidade. O painel foi moderado por Karolina Silva de Jesus, analista de Mobilidade Ativa do WRI Brasil. 

Sobre a Enabici e o apoio do WRI Brasil

Além de benéfico para o ambiente e o clima, ampliar a participação da bicicleta na mobilidade urbana pode ajudar a reduzir desigualdades e aumentar o acesso a oportunidades. O apoio do WRI Brasil à elaboração da Estratégia Nacional da Bicicleta é parte desse esforço.

A Enabici é um instrumento que apresenta a visão, define as diretrizes e os objetivos para subsidiar a atuação da sociedade civil, do setor produtivo e da política cicloviária nacional até 2030. A construção da estratégia se deu em decorrência da Lei Federal número 13.724, aprovada e sancionada em 2018, que “institui o Programa Bicicleta Brasil (PBB) para incentivar o uso da bicicleta visando à melhoria das condições de mobilidade urbana”.

A construção da Enabici é liderada pela União de Ciclistas do Brasil, em parceria com o poder público e diversas outras organizações, incluindo o WRI Brasil. Tem por finalidade criar uma agenda de ações até 2030, com o objetivo de transformar a realidade da mobilidade por bicicleta no Brasil, de forma a garantir mais segurança e conforto para todas as pessoas que pedalam em todo o território nacional.

O conjunto de organizações representa os diversos setores interessados no tema e o poder público, reunidas no Grupo Gestor. É mantido o diálogo com especialistas, pesquisadores, cicloativistas e sociedade em geral, através de oficinas, consultas públicas, realização de levantamentos de dados e pesquisas. Clique para saber mais sobre uma pesquisa nacional de percepção sobre a mobilidade por bicicleta realizada para apoiar a elaboração da estratégia.