Curitiba deu início a testes e demonstrações de ônibus elétricos para a população, passo importante rumo à eletrificação do transporte coletivo. A ação marca a Semana da Mobilidade na capital paranaense, e contemplou treinamentos para motoristas e viagens gratuitas em um veículo elétrico entre pontos de interesse da cidade. Até 2023, há planos de testar veículos de diversos fabricantes.

Curitiba é uma das cinco cidades brasileiras que têm recebido apoio aprofundado do projeto TUMI E-Bus Mission para implementar a eletromobilidade no transporte coletivo. Para cumprir a meta de se tornar neutra em carbono até 2050, a cidade tem como prioridades descarbonizar o transporte coletivo e atrair novos clientes.

Passageiros em ônibus elétrico em Curitiba

Passageiros puderam conhecer ônibus elétrico (foto: Levy Ferreira/SMCS)

Testar a tecnologia é etapa fundamental desse processo. A demonstração permite compreender questões práticas da operação e gestão da tecnologia elétrica – como os tempos de recarga e a autonomia dos veículos em condições normais de operação –, e fornece subsídios técnicos para futuras contratações e licitações. O treinamento adequado de motoristas resulta em uma melhoria na eficiência energética dos veículos, redução da frequência e dos custos de manutenção e prolongamento da vida útil das baterias. Para os testes, foi instalada uma infraestrutura de recarga temporária.

No dia 16 de setembro, o prefeito Rafael Greca realizou a viagem inaugural no ônibus elétrico. Durante o final de semana seguinte, o veículo realizou viagens gratuitas entre o parque Barigui e o terminal do Campina do Siqueira, permitindo à população experimentar a tecnologia, que proporciona viagens mais confortáveis e silenciosas, além de não emitir poluentes. O ônibus 100% elétrico seguiu em operação em cinco linhas da cidade durante a Semana da Mobilidade.

Chamamento aberto para fabricantes

A demonstração dá sequência a outras atividades de Curitiba no âmbito da mobilidade elétrica, como um workshop de implementação de ônibus elétricos com participação do prefeito, realizado nos dias 25 e 26 de maio; e um evento de alinhamento estratégico sobre a eletrificação das linhas Inter 2, Interbairros II e BRT Leste/Oeste, realizado em 29 de julho. As linhas devem receber cerca de 150 ônibus a bateria articulados até 2024.

Até 2023, mais fabricantes deverão oferecer veículos elétricos para testes dentro das condições de um chamamento público para demonstração de ônibus elétricos, estabelecido pela Urbanização de Curitiba (Urbs) em parceria com Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), anunciado durante o workshop de maio.