Moradores de um conjunto habitacional localizado na periferia de Teresina (PI) começam a colher novos frutos do seu engajamento em comunidade com soluções urbanas que consideram as mudanças climáticas. Em 2023, o segundo ano da Aliança pelo Residencial Edgar Gayoso, alguns avanços foram vistos nas ruas, outros dentro de casa. A Praça dos Sonhos, um canteiro transformado em espaço público através de um mutirão comunitário, rapidamente se tornou o centro de encontro do bairro, com uma feira livre de iniciativa das moradoras. Nas casas, os quintais começam a ficar mais verdes, com plantio de mudas nativas e alimentos, e os resíduos sólidos passaram a ser separados para destinação correta. A Aliança também entregou nas mãos da prefeitura um projeto inovador para um sonhado espaço comunitário sustentável.

Veja alguns depoimentos de membros da Aliança sobre o trabalho no último ano: 

 

Mobilizar comunidades e aprender com esse processo transformador de colocar as pessoas mais afetadas pelas mudanças climáticas no centro das decisões é um dos objetivos do projeto Alianças para Transformação Urbana. A iniciativa selecionou cinco cidades e comunidades na América Latina para promover alianças entre moradores e diversos setores da sociedade, como universidades, poder público, organizações sociais e empresas privadas, para criar soluções inovadoras e sustentáveis de forma participativa e inclusiva.

 

A Aliança pelo Residencial Edgar Gayoso mobilizou diversas pessoas e instituições para formar uma coalizão com ampla participação da comunidade, somada a professores e estudantes universitários, órgãos ambientais, cooperativas de reciclagem e compostagem, e gestores públicos. Desde o final de 2021, esse grupo passou a se reunir, analisar os desafios enfrentados pela comunidade e discutir soluções para atender às necessidades presentes e futuras. O processo ocorreu em um ambiente propício ao diálogo e à coordenação local, com os moradores se envolvendo nas ações voltadas para melhorias urbanas sustentáveis.

Conhecendo melhor a comunidade

O residencial Edgar Gayoso foi executado com recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida — Faixa 1, destinado a famílias de baixa renda. Em 2016, foram entregues 459 residências térreas para as famílias beneficiárias. Sete anos depois, que comunidade é essa? Para responder a essa pergunta, foi realizada uma pesquisa comunitária, que aumentou o empoderamento comunitário ao proporcionar uma compreensão mais aprofundada sobre as pessoas que moram no residencial e sua relação com o território.

Foram aplicados questionários para 217 famílias no residencial Edgar Gayoso, o que representa 47% das residências construídas. Nessas casas vivem 777 pessoas, sendo que a maioria se mudou para o residencial para melhorar as condições de moradia. A pesquisa também indica que 87% das pessoas chefes de família se autodeclaram pretas ou pardas e que 28% têm alguma deficiência ou doença cônica. As mulheres são chefes de família em 66% das casas, o que demonstra seu papel central na dinâmica familiar e é coerente com as premissas do programa Minha Casa, Minha Vida.

As famílias também apontaram aspectos positivos e negativos em relação às condições das suas moradias. Os aspectos positivos incluem a boa iluminação interna (97% das casas) e a segurança da moradia (82%). Já os aspectos negativos são que grande parte dos entrevistados considera sua casa muito quente (90%).

Esse conjunto de informações foi uma base importante para o planejamento de ações para beneficiar a comunidade, como o festival da Cidadania, que levou servidores públicos até o bairro para emissão de documentos de identidade, elaboração de currículos, vacinação contra Covid-19, atendimentos da Rede de Saúde Mental do município, rodas de conversas, salão de beleza itinerante, entre outros serviços.

Tornando o residencial mais verde

Em 2023, a incidência mais forte do fenômeno El Niño, somada aos efeitos das mudanças climáticas, que tornam os eventos extremos mais frequentes e intensos, causou impacto em diversas cidades no Brasil, com mais chuvas no sul, seca na Amazônia e períodos de calor extremo no Sudeste e no Nordeste. Em Teresina, a temperatura chegou a 40°C, afetando inclusive atividades escolares. A capital do Piauí é extremamente quente e seca e faz parte do semiárido brasileiro, área em desertificação.

A falta de árvores e espaços verdes no bairro é um diagnóstico da Aliança, já que cerca de 90% dos moradores relatam o calor como aspecto negativo de suas casas. Outra característica do bairro é que a maioria das casas têm muros altos ao redor, o que cria uma barreira para a rua. Ao mesmo tempo, muitos desses pátios internos não contam com nenhuma arborização ou vegetação.

Para aumentar o verde no residencial e promover a segurança alimentar, em 2023 foram realizadas as oficinas de Quintais Verdes, que prepararam os moradores para o cultivo de árvores frutíferas e mudas alimentícias nos quintais das casas. Os moradores receberam um kit de plantio e foi criado um grupo para troca de experiências, com funcionários da prefeitura e moradores mais acostumados a cuidar de plantas contribuindo com os vizinhos.

grupo reunido durante oficina de quintais verdes em teresina
Comunidade reunida para a oficina de quintais verdes (foto: Paulo Sergio/WRI Brasil)

Durante esse processo, também foi feito o planejamento e o preparo para uma ação de arborização nas ruas da comunidade com o objetivo de reduzir os efeitos do calor extremo, atualmente agravado pela falta de áreas verdes. O grupo aguarda o período de chuvas, que ocorre no começo do ano, para plantar as árvores, o que pode transformar o local a longo prazo.  

Praça dos Sonhos recebe festa e reflexões sobre o trabalho da Aliança

A proposta do projeto Alianças para Transformação Urbana é estimular ações comunitárias locais que possam ser multiplicadas em um movimento global para melhorar vidas e transformar cidades em espaços verdes e habitáveis, com mais resiliência e qualidade de vida.

O projeto mais ambicioso da Aliança pelo Residencial Edgar Gayoso é o espaço comunitário, pensado para impulsionar geração de renda, qualificação profissional e educacional, além de oferecer um local de convívio, esporte e lazer em um equipamento público de alta qualidade e inexistente naquela região da cidade.  O projeto está sendo analisado pela Prefeitura de Teresina, que busca recursos para realizar a obra.

construção de um banco em taipa de pilão

Em preparação para a construção do espaço comunitário, a Aliança investiu em oficinas de bioconstrução (técnica de taipa de pilão) e no planejamento de um ecoponto para a triagem e reciclagem de resíduos. Esses e outros elementos farão do espaço comunitário uma referência em sustentabilidade na periferia de Teresina.

evento de final reuniu moradores da comunidade do residencial edgar gayoso em teresina

Em dezembro, foi realizado um momento especial para reflexão e celebração das conquistas alcançadas ao longo do ano. Na oportunidade, a Aliança pelo Residencial Gayoso convocou a comunidade para uma festa que não apenas marcou o fim do ano, mas também permitiu a todos recordar e celebrar juntos os frutos de um trabalho árduo e dedicado. Em meio a essa atmosfera, foram partilhadas lembranças sobre as iniciativas que fortaleceram a vida na comunidade.