Vinte pequenas e médias empresas com atuação positiva na restauração de paisagens e florestas no bioma Mata Atlântica foram selecionadas para a Aceleradora de Negócios Florestais, um programa de treinamento, capacitação e investimento para empreendedores que atuam nas cadeias da restauração e de agrofloresta.

Ao todo, foram 121 inscrições ao programa que foram avaliados conforme critérios previstos em edital para concorrer às 20 vagas. A equipe da Aceleradora ressalta que todos os negócios inscritos demonstraram grande qualidade e potencial, e que o número de projetos aprovados só não é maior por conta da limitação desta edição do programa.

Os 20 negócios selecionados se distribuem em 9 estados brasileiros, todos com presença da Mata Atlântica. Os negócios variam entre MEIs, os micro empreendedores individuais, associações com finalidade econômica, empresas de pequeno e médio porte e cooperativas. Elas atuam em áreas como implementação de restauração e agroflorestas, manejo, monitoramento, capacitação, beneficiamento de produtos florestais e comercialização de produtos da floresta.

Juntos, os negócios florestais reportaram estarem atuando ou terem atuado na restauração de mais de 5,7 mil hectares de áreas degradadas, plantando mais de 2,3 milhões de árvores, e contribuindo positivamente na vida de mais de 1.800 famílias. A Aceleradora pretende apoiar na qualificação desses números e na expansão do potencial de impacto por toda Mata Atlântica.

Mapa de negócios Acelerados

Veja abaixo a lista das 20 selecionadas, em ordem alfabética:

As empresas participarão do programa de capacitação e treinamento de 8 semanas. Após essa etapa, a Aceleradora selecionará 5 negócios para receber um investimento inicial no valor de R$ 50 mil.

Sobre a Aceleradora de Negócios Florestais

A Aceleradora de Negócios Florestais é parte da iniciativa global The Land Accelerator, que já possui uma valiosa rede de negócios e oportunidades de investimento que está atuando na África, América Latina e Sul da Ásia. Mais 190 empreendedores de 46 países já participaram para aprimorarem seus negócios florestais. E a rede está crescendo e agora chega com foco na Mata Atlântica brasileira.