As florestas e a vegetação nativa são fonte de vida para as pessoas no mundo todo. Elas não só desempenham um papel ecológico importante, reduzindo riscos climáticos, protegendo a biodiversidade e melhorando a qualidade da água, como também contribuem para meios de vida de populações rurais, empresas e comunidades. A conservação da vegetação nativa, restauração florestal e produção agroflorestal são fundamentais para garantir uma economia florestal e os benefícios ambientais das florestas. 

Não só governos e sociedade civil têm a responsabilidade de proteger e restaurar florestas. Também o setor privado pode exercer um papel crucial. Empresas que atuam na cadeia de suprimentos da restauração ou da produção agroflorestal podem gerar emprego e renda para população local e promover um modelo inclusivo e sustentável de economia florestal. 

A Aceleradora de Negócios Florestais foi criada para contribuir com o aprimoramento e desenvolvimento de uma economia florestal sustentável e regenerativa por meio do apoio a pequenas e médias empresas que atuam na Mata Atlântica. Ao apoiar a aceleração de negócios florestais, é possível promover um ambiente favorável para o ganho de escala da restauração, mobilizando recursos financeiros nos diferentes elos da cadeia e ajudando a resolver uma das principais lacunas que existem nesse tema: garantir mercados para os produtos e aumentar o nível de financiamento na cadeia da restauração. 

Foco nos pequenos e médios negócios florestais 

A Aceleradora de Negócios Florestais foi estruturada como um programa de treinamento, capacitação e financiamento de pequenas e médias empresas na Mata Atlântica.  

O programa entende “negócios florestais” como entidades ou empreendimentos que envolvam a cadeia da restauração florestal ou das agroflorestas, considerando desde a produção de sementes e mudas até a comercialização de produtos gerados a partir das áreas restauradas, como madeira, frutos e alimentos em geral. Nesse espectro também estão incluídos serviços relacionados à restauração como assistência técnica, engajamento e educação. 

Exemplos de atividades aceleradas

Representatividade por toda a Mata Atlântica 

Ao todo, a Aceleradora de Negócios Florestais atraiu 122 inscrições. Destas, 20 foram selecionadas para a primeira fase do programa, por meio de critérios como diversidade de produtos, territorial e de gênero. A maioria dos inscritos atua com Reflorestamento com nativas, Implementação e manejo de agroflorestas e Assistência técnica e extensão rural para produtores rurais. 

Mapa de negócios Acelerados

A seleção evidenciou a existência de um vibrante movimento de pequenas e médias empresas pela restauração da Mata Atlântica. Juntos, os negócios florestais reportaram estarem atuando ou terem atuado na restauração de mais de 5,7 mil hectares de áreas degradadas, plantando mais de 2,3 milhões de árvores e contribuindo positivamente na vida de mais de 1.800 famílias.  

As fases do programa 

O programa de aceleração foi dividido em duas fases. Na primeira, os vinte negócios participam de oito semanas de treinamento, mentoria e capacitação a partir de plataformas online e presenciais, atividades de intercâmbio com negócios florestais do Brasil e mundo. Foram trabalhados temas cruciais para qualquer empresa, como plano de negócios, comunicação, gestão de pessoas, financiamento e precificação, além de temas específicos para negócios florestais, como governança, investimento ESG e mercado de carbono. 

Além disso, a Aceleradora também promoveu encontros e intercâmbios, e uma sessão aberta sobre mercado de carbono para negócios florestais, em que a troca de experiências permitiu aos negócios ampliar conhecimento sobre possibilidades de financiamento. Confira abaixo o webinar sobre como os negócios florestais podem se preparar para o mercado de carbono e as fotos do encontro presencial da Fase 1 do programa no município de Socorro, em São Paulo.  

 

Aceleradora de Negócios Florestais - Socorro/SP

Na segunda fase do programa, os cinco negócios mais promissores foram selecionados para receber mentoria personalizada e um recurso financeiro de R$ 50 mil para apoiar na implementação de seus planos de crescimento e em suas atividades de restauração. 

Mapa dos 5 selecionados para a segunda fase da Aceleradora de Negócios Florestais

Além da facilitar a captação de outros financiamentos e do aporte direto, o projeto busca ainda fomentar a criação de uma rede colaborativa entre os negócios participantes, de modo a estimular o trabalho conjunto e intervir nos diferentes elos complementares da cadeia de restauração representados por cada um dos negócios participantes. 

Parte de uma rede de aceleração internacional 

A Aceleradora de Negócios Florestais é parte da iniciativa global intitulada The Land Accelerator, que já possui uma valiosa rede de negócios e oportunidades de investimento e está atuando na África, América Latina e Sul da Ásia. Mais de 190 empreendedores de 46 países já participaram para aprimorar seus negócios florestais.  

No Brasil, a Aceleradora de Negócios Florestais é uma realização do WRI Brasil e da inciativa The Land Accelerator em parceria com o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, WWF-Brasil e Quintessa. A iniciativa conta com o apoio da Salesforce. 

Régua de logos da Aceleradora