
Aceleradora de Negócios Florestais
Um programa de treinamento e atração de recursos para empreendedores que atuam com restauração, reflorestamento e agroflorestas na Mata Atlântica.
Você é uma empreendedora ou empreendedor atuando em algum elo da cadeia da restauração ou de agroflorestas na Mata Atlântica brasileira?
Está trabalhando com soluções para recuperar paisagens degradadas?
Precisa aprender rapidamente a captar recursos para ampliar seu empreendimento?
A Aceleradora de Negócios Florestais foi concebida para contribuir com o aprimoramento e desenvolvimento de uma economia florestal sustentável e regenerativa na Mata Atlântica por meio do apoio a pequenas e médias empresas que atuam no setor.
A Aceleradora de Negócios Florestais é parte da iniciativa global intitulada The Land Accelerator que já possui uma valiosa rede de negócios e oportunidades de investimento que está atuando na África, América Latina e Sul da Ásia. Mais 190 empreendedores de 46 países já participaram para aprimorar seus negócios florestais. A rede está crescendo e agora atuará também com foco na Mata Atlântica brasileira.
O período de inscrições se encerrou em 27 de fevereiro de 2023.
Quais negócios podem se inscrever






A Aceleradora considera “negócios florestais” como entidades ou empreendimentos que envolvam a cadeia da restauração florestal ou das agroflorestas, considerando desde produção de sementes e mudas até comercialização de produtos gerados a partir das áreas restauradas, como madeira, frutos e alimentos em geral.
Nesse espectro também estão incluídos serviços relacionados à restauração como assistência técnica, engajamento e educação.
Para a atual chamada de inscrições, serão selecionadas pessoas jurídicas devidamente registradas no território brasileiro e cuja finalidade tenha fins lucrativos. Serão consideradas pequenas e médias empresas, sociedades ou cooperativas que estejam atuando no bioma Mata Atlântica e tenham impacto positivo real ao reverter a degradação da terra ou das florestas.
Como funciona a seleção
O processo de seleção para a Aceleradora de Negócios Florestais segue as seguintes diretrizes:
- Critério de elegibilidade: Trata-se de um negócio da cadeia da restauração ou agroflorestal? Tem fins lucrativos? A situação cadastral e legal do negócio está em dia? Atua na Mata Atlântica? Traz impacto positivo para a área?
- Critério de seleção: Serão avaliados a qualidade do material submetido, a capacidade da equipe do negócio, a inovação proposta, indicadores que mostram o que a empresa já atingiu e a viabilidade financeira e de propósito.
- Critérios especiais: Para garantir a diversidade entre os selecionados, alguns critérios podem render pontos adicionais aos negócios, incluindo a diversidade na composição da equipe, a localização geográfica na Mata Atlântica e o setor dentro da cadeia da restauração.
Nota sobre a plataforma de inscrições: alguns conteúdos da plataforma F6S encontram-se em língua inglesa. O WRI Brasil conduzirá um evento online em fevereiro de 2023 para esclarecimento de dúvidas e apoiar no preenchimento de informações. Além disso, disponibilizamos neste link um guia de preenchimento da plataforma.
Prazos e cronograma

Fique por dentro
Assine a nossa newsletter para acompanhar as notícias e novidades relacionadas a Aceleradora de Negócios Florestais.
Está com dúvidas sobre como se inscrever? Envie suas perguntas para nossa equipe.
Confira o webinar de lançamento da Aceleradora:
E o webinar tira-dúvidas das inscrições:
Realização
A Aceleradora de Negócios Florestais é uma realização do WRI Brasil e da inciativa The Land Accelerator em parceria com o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. A iniciativa conta com o apoio da Salesforce.
