Realizando Grandes Ideias
Banner Aceleradora

Aceleradora de Negócios Florestais

Um programa de treinamento e atração de recursos para empreendedores que atuam com restauração, reflorestamento e agroflorestas na Mata Atlântica.

WEBINAR

Tire suas dúvidas sobre como preencher o formulário de inscrições em webinar no dia 16/02. Saiba mais aqui.

Você é uma empreendedora ou empreendedor atuando em algum elo da cadeia da restauração ou de agroflorestas na Mata Atlântica brasileira?

Está trabalhando com soluções para recuperar paisagens degradadas?

Precisa aprender rapidamente a captar recursos para ampliar seu empreendimento?

A Aceleradora de Negócios Florestais foi concebida para contribuir com o aprimoramento e desenvolvimento de uma economia florestal sustentável e regenerativa na Mata Atlântica por meio do apoio a pequenas e médias empresas que atuam no setor.

A Aceleradora de Negócios Florestais é parte da iniciativa global intitulada The Land Accelerator que já possui uma valiosa rede de negócios e oportunidades de investimento que está atuando na África, América Latina e Sul da Ásia. Mais 190 empreendedores de 46 países já participaram para aprimorar seus negócios florestais. A rede está crescendo e agora atuará também com foco na Mata Atlântica brasileira.

A Aceleradora de Negócios Florestais

A Aceleradora é um programa de treinamento e financiamento de negócios que contribuem com a cadeia da restauração e de agroflorestas.

Ela busca capacitar equipes de pequenas e médias empresas para melhorar a administração de seus negócios, conectar com oportunidades de aprimoramento de capacidades e promover a atração de novos investimentos.

Para isso, serão selecionados 20 negócios que atuam na Mata Atlântica brasileira para receber mentoria e capacitação. Após a primeira parte do programa, haverá uma nova rodada para apoiar financeiramente as cinco empresas com maior potencial, que receberão aporte financeiro de até R$ 50 mil.

Acesse o Edital

Quais negócios podem se inscrever

A Aceleradora considera “negócios florestais” como entidades ou empreendimentos que envolvam a cadeia da restauração florestal ou das agroflorestas, considerando desde produção de sementes e mudas até comercialização de produtos gerados a partir das áreas restauradas, como madeira, frutos e alimentos em geral.

Nesse espectro também estão incluídos serviços relacionados à restauração como assistência técnica, engajamento e educação.

Para a atual chamada de inscrições, serão selecionadas pessoas jurídicas devidamente registradas no território brasileiro e cuja finalidade tenha fins lucrativos. Serão consideradas pequenas e médias empresas, sociedades ou cooperativas que estejam atuando no bioma Mata Atlântica e tenham impacto positivo real ao reverter a degradação da terra ou das florestas.

O que a Aceleradora oferece

  • Programa de treinamento, mentoria e capacitação em plataformas online e eventos presenciais

  • Atividades de intercâmbio com negócios florestais no Brasil e no mundo

  • Aporte de recursos financeiros para as 5 iniciativas mais promissoras

  • Divulgação e disseminação dos negócios acelerados

 

Inscreva-se aqui!

Como funciona a seleção

O processo de seleção para a Aceleradora de Negócios Florestais segue as seguintes diretrizes:

  1. Critério de elegibilidade: Trata-se de um negócio da cadeia da restauração ou agroflorestal? Tem fins lucrativos? A situação cadastral e legal do negócio está em dia? Atua na Mata Atlântica? Traz impacto positivo para a área?
  2. Critério de seleção: Serão avaliados a qualidade do material submetido, a capacidade da equipe do negócio, a inovação proposta, indicadores que mostram o que a empresa já atingiu e a viabilidade financeira e de propósito.
  3. Critérios especiais: Para garantir a diversidade entre os selecionados, alguns critérios podem render pontos adicionais aos negócios, incluindo a diversidade na composição da equipe, a localização geográfica na Mata Atlântica e o setor dentro da cadeia da restauração.

Nota sobre a plataforma de inscrições: alguns conteúdos da plataforma F6S encontram-se em língua inglesa. O WRI Brasil conduzirá um evento online em fevereiro de 2023 para esclarecimento de dúvidas e apoiar no preenchimento de informações. Acompanhe o conteúdo da Aceleradora para mais informações.

Por que acelerar negócios florestais

As florestas e a vegetação nativa são fonte de vida para as pessoas no Brasil. Elas contribuem para a segurança alimentar e hídrica e podem contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa, sendo fundamentais para a manutenção da biodiversidade e o combate às mudanças climáticas.

O desmatamento e as atividades econômicas não sustentáveis colocam em risco esses benefícios. A restauração de paisagens e florestas é um caminho para reverter a degradação da terra e garantir a geração de serviços ecossistêmicos para a manutenção da vida.

Modelos sustentáveis de uso da terra promovem a geração de benefícios compartilhados, emprego e renda no campo.

Ao apoiar na aceleração de negócios florestais é possível promover um ambiente favorável para o ganho de escala da restauração, mobilizando recursos financeiros nos diferentes elos da cadeia e fortalecendo uma das principais lacunas que existem nesse tema: garantir mercados para os produtos e aumentar o nível de financiamento na cadeia da restauração.

Prazos e cronograma

Cronograma de atividades da Aceleradora

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter para acompanhar as notícias e novidades relacionadas a Aceleradora de Negócios Florestais.

Está com dúvidas sobre como se inscrever? Envie suas perguntas para nossa equipe

Confira o webinar de lançamento da Aceleradora:

Realização

A Aceleradora de Negócios Florestais é uma realização do WRI Brasil e da inciativa The Land Accelerator em parceria com o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. A iniciativa conta com o apoio da Salesforce.

Banner Aceleradora

Nosso site utiliza cookies e tecnologias para melhorar sua experiência. Ao navegar por nossos conteúdos, você estará de acordo com o uso das informações que são recolhidas de forma anônima e utilizadas para melhorar o funcionamento das páginas, evitar fraudes e ataques cibernéticos, mensurar a audiência do site e oferecer conteúdos por meio de anúncios personalizados. Para saber mais, conheça nossa

Política de Privacidade