Governos e organizações públicas e privadas devem compartilhar a responsabilidade na busca por soluções para os problemas de mobilidade urbana. A adoção de Planos de Mobilidade Corporativa permite às organizações revisitar suas políticas internas e benefícios de transporte e, assim, colocar a mobilidade sustentável em destaque. Colocar tais planos em prática significa menores custos diretos, menor pegada ambiental, melhora do clima organizacional, da produtividade e da qualidade de vida.

O guia Estratégias de Mobilidade Urbana para Organizações apresenta e facilita a implementação de sete estratégias que incentivam hábitos mais sustentáveis nos deslocamentos ao trabalho e/ou estudo: transporte a pé, bicicleta, transporte coletivo, transporte fretado, carona, teletrabalho e estacionamento. Para cada uma delas são abordadas ações que podem ser postas em prática, barreiras à sua implementação e como superá-las, um estudo de caso nacional e perguntas frequentemente feitas por gestores.

Liderado pelo WRI Brasil, o guia tem como parceiros Bike Anjo, Bora Bike, bynd, Co.bike, Corrida Amiga, E-moving, Leva Eu, Mobicity, SOBRATT, tembici., WiiMove e Zumpy. E conta com o apoio institucional do CEBDS, GPTW Brasil, Instituto Ethos e Instituto PARAR.