A segunda temporada do podcast Tom da Mata está no ar trazendo histórias da restauração, reflorestamento e regeneração natural na Mata Atlântica.

O podcast entrevista pessoas envolvidas com restauração na Mata Atlântica, desde artistas e celebridades engajadas no plantio de árvores até técnicos e pesquisadores acadêmicos. A ideia é unir conhecimento, experiências e inspirações para levar a um público jovem e urbano a importância da floresta, sua recuperação e a conexão com a natureza.

O Tom do Mata é um projeto do Pacto para a Restauração da Mata Atlântica, um movimento de organizações e produtores para recuperar a cobertura florestal da Mata Atlântica, o bioma mais desmatado do país. O Pacto estima que mais de 700 mil hectares de florestas já estão em restauração em todo o bioma, e tem a ambiciosa meta de atingir 15 milhões de hectares restaurados até 2050.

Acompanhe nesta página, a cada quinzena, os novos episódios do Tom do Mata:

16 - Da agrofloresta para seu prato: a restauração aliada à produção de alimentos


Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) a mais um episódio do Tom da Mata, o podcast que une paisagens e pessoas. Nessa edição, vamos falar sobre alimentação! Para abrir o episódio (e o nosso apetite), vamos conversar com a chef de cozinha Bel Coelho, que tem mais de 20 anos de carreira gastronômica e já recebeu o prêmio Chef Revelação oferecido pelo júri da Veja São Paulo na edição guia Comer e Beber. Hoje a Bel usa a visibilidade que seus mais de 100 mil seguidores proporciona para falar sobre os direitos dos consumidores, produtores, agrotóxicos, alimentação sustentável, etc. Para aprofundar no tema, teremos um bate-papo muito interessante com Bárbara Loureiro (do MST Distrito Federal e em torno da coordenação do Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis) e Thais Corral (fundadora da Sinal do Vale e membra da The World Future Council, o WFC). E para encerrar, vamos conhecer o Corredor Caipira, um projeto que contribui com a transformação agroecológica em Piracicaba, no interior de São Paulo, e conheceremos também um pouco de um estudo que apresenta os resultados ecológicos de agroflorestas e restauração 15 anos após o plantio. Aumenta o som que o Tom da Mata só está começando!

15 - Restauração produtiva: a conservação e produção de madeira lado a lado


Olá! Seja bem-vindo(a) ao décimo quinto episódio do Tom da Mata, o podcast que une paisagens e pessoas. Hoje o tema central é restauração produtiva e teremos três convidados engajados para falar sobre o tema. Para abrir o episódio, Paulina Chamorro conversa com o cientista político, sociólogo e comentarista da Rádio CBN, Sérgio Abranches, que conta sobre o seu envolvimento com a Mata Atlântica e a vida na Fazenda Brejo Novo, lar de 156 espécies de aves e onde foram plantadas mais de 30 mil mudas de árvores nativas do bioma. Neste episódio, temos uma conversa com Maria José Brito Zakia, também chamada de Zezé Zakia, pesquisadora do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais – IPEF e Daniel Piotto, líder do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento para árvores nativas dentro da Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura. O bate-papo gira em torno da produção de madeira na restauração. E por fim, conheça um pouco de dois incríveis projetos do WRI Brasil: O Verena, voltado ao reflorestamento com espécies nativas em larga escala no Brasil e As Caras da Restauração, websérie sobre a vida de cinco produtores rurais por trás da restauração.

14 - Mata Atlântica é exemplo para o mundo na Década da Restauração


Mudanças climáticas, carbono e as expectativas para a Década da Restauração. Para falar sobre o tema e abrir o episódio, teremos a participação da atriz Débora Falabella, que conta sobre sua carreira, o envolvimento pessoal com o meio ambiente e sua atuação da série Aruanas, em que interpreta uma jornalista ambiental que luta pela proteção da floresta amazônica. Paulina Chamorro conversa também com dois representantes de projetos que trabalham diretamente com a Década da Restauração para nos contar dos desafios e metas do período. São eles: Matheus Couto, oficial de programas do Centro Mundial de Monitoramento da Conservação do PNUMA e Luís Fernando Guedes Pinto, diretor de conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica. Para encerrar, teremos uma pequena entrevista com Rafael Chaves, presidente da Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica, para falar a respeito da organização da SOBRE para a Década da Restauração.

EPISÓDIO EXTRA: A Década da Restauração na Amazônia, no Cerrado e na Mata Atlântica


Neste episódio especial, o tema é o lançamento da Década da Restauração, um grande movimento global lançado em junho de 2021. E para contextualizar as principais ações desse período em três grandes biomas brasileiros, a apresentadora Paulina Chamorro conversa com três representantes de movimentos de restauração. Diretamente da Amazônia, a entrevistada é Danielle Celentano, gerente de restauração da Conservação Internacional e secretária executiva da Aliança Pela Restauração na Amazônia. Do Cerrado, Paulina Chamorro conversa com Thiago Belote, especialista em restauração do WWF-Brasil e membro da Araticum. E representando a Mata Atlântica, o bate-papo é com Alex Mendes, da secretaria executiva do Pacto Pela Restauração da Mata Atlântica.

13 - O papel da regeneração natural na década da restauração


Olá! Bem-vindo(a) ao décimo terceiro episódio do Tom da Mata, o podcast que une paisagens e pessoas. Nessa edição, vamos falar sobre regeneração natural e da Década da Restauração dos Ecossistemas. Para começar, a apresentadora Paulina Chamorro abre o episódio com o ator Marcos Palmeira, que conta seu envolvimento pessoal com a Mata Atlântica, suas experiências com corredores ecológicos e restauração. Também contamos com a presença da pesquisadora e doutoranda na Universidade de Queensland (Austrália), Anazélia Tedesco, e com o engenheiro florestal e coordenador de meio ambiente florestal da Suzano, Rafael Baroni. E para encerrar, o professor da ESALQ/USP, Pedro Brancalion, fala da relação entre regeneração natural com a Década da Restauração. Fica com a gente que o Tom da Mata só está começando!

12 - Restauração e Filosofia: Qual a ligação entre essas duas áreas do conhecimento?


Olá! Você deve estar se perguntando o que a restauração florestal tem a ver com a filosofia. Pois bem, para responder essa pergunta, Paulina Chamorro conversa com Mário Sérgio Cortella, filósofo, escritor, comunicador e professor universitário. Teremos também uma conversa com a coordenadora de biodiversidade do Instituto Socioambiental, a Nurit Bensusan, e com o doutor em ecologia e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fábio Scarano. Para finalizar, Paulina cita o livro "Ideias para adiar o fim do mundo", de Ailton Krenak.

11- A restauração como forma de transformação da sociedade


Neste episódio, vamos entender os impactos da restauração florestal na sociedade. A apresentadora Paulina Chamorro entrevista Rita Von Hunty, persona drag de Guilherme Terreri, ator formado pela UNIRIO e professor de língua e literatura inglesa formado pela USP. Hoje atua no cinema e no teatro, apresenta um programa de TV (Drag Me As A Queen) e um canal no Youtube com mais de 700 mil inscritos (Tempero Drag). Além da Rita, o episódio conta com a presença de Felipe Melo, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e um dos colaboradores de um artigo na Nature sobre segurança florestal, e com Fabiane Santos, bióloga e mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e coordenadora técnica do CEPAN. No final, vamos conhecer a Vitrine da Restauração, um projeto virtual que engloba todas as iniciativas de restauração ecológica em andamento no Brasil. Dá o play e aumenta o som que o Tom da Mata está só começando!

EPISÓDIO EXTRA - Bosques da Memória homenageiam vítimas da Covid-19 plantando árvores


Neste episódio, uma edição extra do podcast, Paulina Chamorro e Ludmila Pugliese conversam com Clayton Lino, presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, sobre a campanha Bosques da Memória. A ação homenageia as vítimas da Covid-19 no Brasil por meio do plantio de árvores, ajudando a recuperar as florestas da Mata Atlântica e ao mesmo tempo permitindo que os familiares se despeçam dos entes queridos ao colocar um placa com nome de brasileiros e brasileiras vitimados pela pandemia. A meta é plantar ao menos 200 mil mudas. Infelizmente, numa circunstância que preferíamos que não ocorresse. Conheça, neste episódio, mais sobre o projeto, os números, detalhes e as formas de contribuir. E se puder, fique em casa!

10 - O redescobrimento de árvores e espécies da Mata Atlântica


Neste episódio, vamos conhecer duas histórias inspiradoras sobre restauração florestal. Uma é sobre comunicação e reflorestamento envolvendo um tradicional programa da televisão brasileira e outra que une povos indígenas, parques nacionais, conhecimento tradicional e uma das diversidades florestais mais ricas da Mata Atlântica. A apresentadora Paulina Chamorro conversa com o roteirista, fotógrafo, produtor, diretor e idealizador do programa Um Pé de Quê, do Canal Futura, Estevão Ciavatta. No segundo bloco, a conversa é com o diretor de gestão de projetos do Natureza Bela, o Marcos Lemos. E para encerrar, temos um depoimento de Viviane Dib, pesquisadora do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) sobre um estudo envolvendo a Mata Atlântica.

09 - Em Minas, a restauração de florestas produz água


O Tom da Mata está de volta! No episódio de retorno, o tema é a relação entre o reflorestamento e o retorno de água na região restaurada. Para este bate-papo, a jornalista Paulina Chamorro conversa com Juliano Salgado, cineasta brasileiro indicado ao Oscar 2015 por "O Sal da Terra", que também atua como vice-presidente do conselho diretor do Instituto Terra, ONG fundada pelos pais, Sebastião Salgado e Lélia Wanick Salgado. Temos também a participação de Adriana Kfouri, Gerente de Projetos da The Nature Conservancy Brasil (TNC) e de Paulo Henrique Pereira, Secretário de Meio Ambiente de Extrema (MG) sobre o projeto Conservador da Mantiqueira e os resultados que tiveram com ele. Neste episódio, temos também um estudo do WRI Brasil, com apoio e participação da TNC, IBIO e Fundação Grupo Boticário, sobre o plantio de florestas em áreas próximas de reservatórios. Aumenta o som que o Tom da Mata está começando!

Confira abaixo links para os episódios da primeira temporada:

01 - O desafio do Pacto na Década da Restauração

02 – Monitoramento da restauração: dados, soluções e inovações

03 – Como políticas públicas podem promover a restauração

04 – Gênero e diversidade pela restauração

05 – A restauração florestal depois da pandemia de Covid-19

06 – Restauração florestal, mudanças climáticas e governança

07 – Desafios e soluções para a Mata Atlântica

08 – Natureza é saúde: a conexão entre ambientes e pessoas

O Tom da Mata

A primeira temporada do Tom da Mata teve apresentação de Paulina Chamorro e foi realizada pelo Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, com apoio do WWF-Brasil e Kawa - Estratégias Sustentáveis. Foi produzida por Compasso Coolab e teve a coordenação de Ludmila Pugliese, Douglas Santos e Daniel Venturi.

Já a segunda temporada tem apresentação de Paulina Chamorro e é uma realização do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, com apoio de WRI Brasil e Kawa - Estratégias Sustentáveis. É produzido por Compasso Coolab e tem a coordenação de Ludmila Pugliese e Bruno Calixto.