Dubai, 30 de novembro de 2023 - Durante a plenária de abertura do primeiro dia da COP28, os negociadores concordaram em colocar em funcionamento o fundo de perdas e danos. A decisão adota recomendações do Comitê Transitório de Perdas e Danos, que se reuniu no começo do mês pela quinta vez depois de não chegar a um consenso em sessões anteriores.

Leia o posicionamento de Ani Dasgupta, Presidente e CEO do World Resources Institute:

“Logo na abertura das discussões climáticas da ONU, países desenvolvidos e em desenvolvimento deram as mãos para pôr em funcionamento o fundo de perdas e danos.

“O fundo de perdas e danos será uma salvação para pessoas nos momentos mais difíceis, permitindo que famílias reconstruam suas casas após desastres, que produtores rurais tenham apoio quando toda sua produção for perdida e para realocar aqueles que forem permanentemente deslocados pelo aumento do nível do mar.

“Esse resultado exigiu muita luta, mas é um claro passo à frente.

“O sucesso desse fundo vai depender da velocidade e da escala em que os recursos começarão a chegar às pessoas que precisam. Clamamos aos líderes globais para que anunciem contribuições significativas nesta COP28 – não apenas para cobrir os custos iniciais, mas para alimentar o fundo. As pessoas em países vulneráveis enfrentarão até US$ 580 bilhões em danos relacionados ao clima em 2030, e esse número seguirá aumentando.

"A decisão tomada hoje deve criar o impulso necessário para o progresso em todas as frentes na COP28, incluindo medidas concretas para se afastar rapidamente dos combustíveis fósseis, transformar o setor de alimentos, aumentar o financiamento climático, entre outras."