O WRI Brasil anuncia Cristiane Fontes como a nova Diretora Executiva do instituto. Conhecida como Krika, ela assume a nova posição a partir de 1 de agosto em trabalho remoto, em um processo de integração que está sendo elaborado pelo conselho e a diretoria do Brasil em parceria com a rede global do WRI. 

A nomeação da nova diretora executiva acontece em um momento de mudanças importantes na organização e no cenário brasileiro. Krika terá o desafio de fortalecer a atuação, o posicionamento e as parcerias do WRI Brasil nas agendas de Clima, Cidades e Florestas, Agricultura e Uso da Terra.

Krika iniciou sua carreira em comunicação, trabalhando na imprensa e, posteriormente, em ONGs ambientais no Brasil, como Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto Socioambiental (ISA). Em 2007, migrou para a área de gestão de programas, tornando-se Diretora do Programa de Mudanças Climáticas e Diplomacia Pública na Embaixada Britânica e recebendo um prêmio do Foreign, Commonwealth & Development Office (FCDO) pelas realizações do programa em 2010. 

De 2012 a 2016, trabalhou na Fundação Ford como primeira coordenadora da Iniciativa Brasil da Climate and Land Use Alliance (Clua), uma aliança de fundações que defendem as florestas e o uso sustentável da terra como parte essencial da resposta global às mudanças climáticas.  Atuando como consultora entre 2016 e 2019, apoiou os processos de planejamento estratégico de diversas organizações e iniciativas, como a Unidade Ambiental da Fundação Roberto Marinho (FRM) e a All Eyes on the Amazon, coalizão coordenada por Hivos, Greenpeace, e Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coica), com foco nas áreas de tecnologia, direitos humanos e indígenas, conservação, transparência, advocacy e aplicação da lei. Nos últimos quatro anos, ela morou em Oxford, liderando o Programa de Parcerias Regionais e do Brasil da Global Canopy, uma organização orientada por dados que tem como alvo as forças de mercado que destroem a natureza. Ela também vem desenvolvendo uma série de projetos pessoais, incluindo Narrativas Ancestrais - Percepções sobre os Povos Indígenas no Brasil na Última Década, pesquisa qualitativa baseada em entrevistas com diversos segmentos e análise de canais de mídia; e Planeta em Transe, série de entrevistas com vozes nacionais e internacionais de ações climáticas emergentes.  Krika é formada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e mestre em Mídia Interativa pelo Goldsmiths College, University of London. 

Sobre o WRI Brasil

O WRI Brasil é um instituto de pesquisa que transforma grandes ideias em ações para promover a proteção do meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano. Atua no desenvolvimento de estudos e implementação de soluções sustentáveis em clima, florestas e cidades. Alia excelência técnica à articulação política e trabalha em parceria com governos, empresas, academia e sociedade civil.

O WRI Brasil faz parte do World Resources Institute (WRI), instituição global de pesquisa com atuação em mais de 50 países. O WRI conta com o conhecimento de aproximadamente 1700 profissionais em 12 escritórios internacionais, entre eles Brasil, China, Estados Unidos, Europa, México, Índia, Indonésia e África.