O acesso a financiamento ainda é um dos principais gargalos para a implementação de soluções baseadas na natureza (SBN) em cidades brasileiras. No entanto, o fluxo de financiamento verde e climático tem crescido, e há casos de sucesso no Brasil que mostram como os municípios podem acessá-los para reintegrar a natureza à infraestrutura urbana.

Um webinar aberto do Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades do WRI Brasil apresentou o caso de Sobral (CE), que implementou um amplo programa de saneamento e infraestrutura apoiado em SBN e contou com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Veja a gravação do evento:

Representantes da cidade e da CAF apresentarm o Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol) e detalham como foi viabilizado o financiamento da iniciativa, que inclui jardins filtrantes para o tratamento e gestão dos recursos hídricos. A moderação é de Laura Azeredo, analista sênior de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil.

Painelistas

  • Marília Lima, secretária de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente de Sobral (CE) 
  • Úrsula Nóbrega, diretora de Parques, Jardins e Unidades de Conservação, Agência Municipal de Meio Ambiente de Sobral (CE) 
  • José Rafael Neto, executivo sênior do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF)
  • Moderação: Laura Azeredo, analista sênior de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil

 

card com as mesmas informações deste artigo