Representantes do governo, empresas privadas, setor financeiro e sociedade civil debateram os caminhos para o Brasil fazer a transição para uma economia de baixo carbono mais resiliente, próspera e justa

Data: 31/08/2020

O WRI Brasil e a iniciativa New Climate Economy realizaram um debate sobre os benefícios econômicos, sociais e ambientais de uma retomada verde. Os resultados do estudo “Uma Nova Economia para uma Nova Era: elementos para a construção de uma economia mais eficiente e resiliente para o Brasil” foram discutidos no encontro.

O estudo mostra que a retomada verde tem potencial de criar 2 milhões de empregos e aumentar o PIB brasileiro em R$ 2,8 trilhões nos próximos dez anos. Além disso, sugere medidas em infraestrutura, indústria e agricultura que podem aumentar a produtividade e competitividade da economia do Brasil em um cenário pós-pandemia.

A pesquisa faz parte da iniciativa Nova Economia para o Brasil, que vem unindo ex-ministros, empresários, acadêmicos e sociedade civil em torno do passo a passo da transição da economia brasileira para um modelo de baixo carbono.

Participantes

  • Joaquim Levy, ex-ministro da Fazenda
  • João Adrien Fernandes, chefe da Assessoria de Assuntos Socioambientais do Ministrério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
  • Walter Schalka, presidente da Suzano
  • Caio Koch-Weser, membro da Comissão Global da New Climate Economy (NCE) e ex-secretário de Estado de Finanças da Alemanha
  • Rachel Biderman, diretora-executiva do WRI Brasil
  • Carolina Genin, diretora de Clima do WRI Brasil

Moderação

  • Marcelo Furtado, diretor de Sustentabilidade e sócio-fundador da ZSCore/BlockC, presidente do Conselho do WRI Brasil



Veja a gravação do webinar:



Watch the webinar recording: