Nova Economia para o Brasil – caminhos da retomada verde
Representantes do governo, empresas privadas, setor financeiro e sociedade civil debateram os caminhos para o Brasil fazer a transição para uma economia de baixo carbono mais resiliente, próspera e justa
Data: 31/08/2020
O WRI Brasil e a iniciativa New Climate Economy realizaram um debate sobre os benefícios econômicos, sociais e ambientais de uma retomada verde. Os resultados do estudo “Uma Nova Economia para uma Nova Era: elementos para a construção de uma economia mais eficiente e resiliente para o Brasil” foram discutidos no encontro.
O estudo mostra que a retomada verde tem potencial de criar 2 milhões de empregos e aumentar o PIB brasileiro em R$ 2,8 trilhões nos próximos dez anos. Além disso, sugere medidas em infraestrutura, indústria e agricultura que podem aumentar a produtividade e competitividade da economia do Brasil em um cenário pós-pandemia.
A pesquisa faz parte da iniciativa Nova Economia para o Brasil, que vem unindo ex-ministros, empresários, acadêmicos e sociedade civil em torno do passo a passo da transição da economia brasileira para um modelo de baixo carbono.
Participantes
- Joaquim Levy, ex-ministro da Fazenda
- João Adrien Fernandes, chefe da Assessoria de Assuntos Socioambientais do Ministrério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
- Walter Schalka, presidente da Suzano
- Caio Koch-Weser, membro da Comissão Global da New Climate Economy (NCE) e ex-secretário de Estado de Finanças da Alemanha
- Rachel Biderman, diretora-executiva do WRI Brasil
- Carolina Genin, diretora de Clima do WRI Brasil
Moderação
- Marcelo Furtado, diretor de Sustentabilidade e sócio-fundador da ZSCore/BlockC, presidente do Conselho do WRI Brasil
Veja a gravação do webinar:
Watch the webinar recording: