WRI Brasil na COP29
Esta página reúne os conteúdos sobre a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP29) que acontecerá em Baku, Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro de 2024. Os especialistas do WRI Brasil estarão no evento e acompanharão de perto as principais questões em jogo durante a conferência.
WRI Brasil na COP29
A janela de oportunidade para garantir um planeta habitável está se fechando rapidamente.
Apenas neste ano, enchentes devastaram o Rio Grande do Sul, ondas intensas de calor e secas recorde afetaram diversas regiões e biomas, gerando incêndios florestais e impactos à saúde das pessoas. A lista de desastres impulsionados pelas mudanças climáticas cresce dia a dia.
É nas conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (conhecidas como “Conferência das Partes” da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, ou apenas “COP”) que grandes políticas e decisões internacionais para combater as mudanças climáticas são tomadas. A COP29 em Baku, Azerbaijão, será um sucesso se os países conseguirem chegar a um acordo para mobilizar mais dinheiro para investir num futuro seguro e próspero.
Por que a COP29 é um momento tão importante?
A COP29 vem sendo chamada de “COP do Financiamento”. Pela primeira vez em 15 anos, representantes de todos os países do mundo vão definir uma nova meta global de financiamento climático, conhecida pela sigla NCQG (Nova Meta Quantificada Coletiva).
A nova meta substituirá a estabelecida em 2009, quando as nações desenvolvidas concordaram em fornecer US$ 100 bilhões por ano até 2020 para ajudar os países em desenvolvimento a reduzir emissões e criar resiliência aos impactos das mudanças climáticas. O problema é que não só os países perderam o prazo da meta em dois anos, como essa quantia não é suficiente. A realidade é que a necessidade de financiamento dos países em desenvolvimento ultrapassa em muito o que eles recebem atualmente – e isso precisa mudar na COP29.
A COP29 é uma oportunidade para destravar mais investimentos climáticos de fontes públicas e privadas e para melhorar a qualidade deste financiamento. Isso é fundamental para garantir que os países em desenvolvimento possam implementar soluções ambiciosas para proteger as pessoas dos impactos climáticos e ao mesmo tempo gerar oportunidades econômicas e de redução de desigualdades. A adoção de uma NCQG forte na COP29 estabelecerá as bases para reconstruir e fortalecer a confiança no sistema internacional de financiamento climático. E promoverá a solidariedade entre países desenvolvidos e em desenvolvimento em um momento crítico para a ação climática.
Na COP29, os líderes globais precisam apresentar um conjunto coerente de soluções de financiamento, incluindo um aumento significativo do montante de dinheiro para a ação climática. Também precisam garantir que a maior parte deste dinheiro vá para os países e comunidades mais pobres e vulneráveis — sem que se transformem em dívidas insustentáveis.
Os especialistas do WRI Brasil acompanharão de perto os assuntos mais relevantes antes e durante a COP29. Nosso objetivo é aumentar o entendimento sobre o que está em jogo, apresentar soluções e ajudar a garantir que a conferência tenha avanços significativos. Visite esta página regularmente para ler novos artigos, pesquisas, eventos e outras informações.