Um encontro em Niterói (RJ) nos dias 6 e 7 de fevereiro coroou o início das atividades de capacitação do Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) em Cidades do WRI Brasil. Durante os dois dias do evento, 23 representantes dos dez projetos acelerados trabalharam em conjunto suas propostas e realizaram uma visita técnica ao Parque Orla Piratininga, ambicioso projeto urbano de soluções baseadas na natureza da cidade fluminense. 

Este foi o primeiro encontro presencial entre participantes dos projetos acelerados de quatro regiões do Brasil. No primeiro dia, a Geasa Engenharia, consultoria especializada em projetos de SBN que apoia a capacitação das cidades, promoveu um hub de cocriação: cada cidade apresentou seu projeto e contou com apoio das demais na identificação de gargalos e caminhos para aprimoração. “A dinâmica proporcionou uma troca intensa e enriquecedora. Em um curto espaço de tempo, as cidades puderam compartilhar soluções e perspectivas para problemas comuns”, explica Magdala Satt Arioli, coordenadora de Financiamento e Economia Urbana do WRI Brasil. 

Representantes de dez projetos de sete estados brasileiros compartilharam experiências em evento em Niterói
Dinâmica de cocriação permitiu troca de experiências sobre os projetos (foto: Diego Padilha - Yantra Imagens/WRI Brasil)

O segundo dia de evento foi marcado pela visita ao parque multifuncional Orla Piratininga, conduzida por Dionê Marinho Castro, coordenadora no Escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura de Niterói, além dos especialistas em SBN Pierre-André Martin e Cecília Herzog. Os participantes conheceram trechos do parque multifuncional, incluindo SBN como os alagados construídos, jardins que purificam as águas pluviais que desaguam na Lagoa de Piratininga. Após a visita, o grupo assistiu a um painel que contou também com a presença de Axel Schmidt Grael, prefeito de Niterói, Henrique Evers, gerente de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil, Juliana Baladelli Ribeiro, gerente de projetos da Fundação Grupo Boticário. 

Cecília Herzog, especialista em soluções baseadas na natureza, em conversa com grupo de diversas cidades
Dionê Marinho Castro apresenta ao grupo as SBN do parque multifuncional Orla Piratininga (foto: Diego Padilha - Yantra Imagens/WRI Brasil)

“Para muitas cidades, este foi o primeiro contato presencial com um projeto de soluções baseadas na natureza em ambiente urbano. É um momento importante por evidenciar que é possível reintegrar a natureza às cidades, mas também por iluminar os caminhos para a estruturação, o financiamento e a implementação de um projeto de grande porte”, avalia Henrique.

“Nós da Fundação Grupo Boticário acreditamos no potencial da natureza como solução para os maiores desafios da sociedade. Estamos acompanhando os dez municípios ao longo do processo de aceleração com a expectativa de que os projetos alcancem o grau almejado de maturidade, possibilitando seu financiamento e inspirando outros municípios a replicarem projetos de sucesso”, afirmou Juliana. 

O Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades é uma realização do WRI Brasil com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Conta com financiamento da Caterpillar Foundation e do Ministério do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra UK), e parceria da iniciativa Cities4Forests e da Aliança Bioconexão Urbana.

Veja o vídeo do evento

Conheça os projetos acelerados