Cada vez mais a movimentação de carga desempenha papel vital no funcionamento das cidades. O aumento da atividade nas áreas urbanas, no entanto, contribui para a intensificação da poluição do ar e das emissões de gases de efeito estufa, principalmente devido à predominância de veículos movidos a combustíveis fósseis no setor.

Esforços para uma regulamentação em prol da descarbonização do transporte de carga urbano são escassos no Brasil. A falta de diretrizes nacionais e a diversidade de atores envolvidos na atividade resultam em iniciativas descentralizadas e de baixo impacto positivo.

Com o intuito de promover ações coordenadas, o WRI Brasil, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e com financiamento da Drive Electric Campaign, está organizando uma coalizão que terá como objetivo desenvolver diretrizes para uma política nacional de descarbonização do transporte de carga urbano. O projeto prevê o envolvimento de diferentes atores do setor, como fabricantes, governos, empresas de logística, e está estruturado em três etapas:

  • Mapeamento inicial: levantamento da regulamentação nacional, identificação de boas práticas e mapeamento da rede de stakeholders que serão impactados por uma política nacional de descarbonização do transporte de carga urbano.
  • Construção da coalizão e aprofundamento do contexto: realização de entrevistas semiestruturadas e reuniões bilaterais com os principais stakeholders para promover seu engajamento na coalizão e para compreensão das barreiras, desafios e alternativas na perspectiva dos diferentes atores envolvidos.
  • Cocriação das diretrizes nacionais de descarbonização para o transporte de carga urbano: por meio de workshops com os principais stakeholders, o projeto busca a construção conjunta das diretrizes que impulsionarão a descarbonização do transporte de carga urbano no Brasil nos próximos anos, de maneira a contemplar as visões para o setor dos diferentes stakeholders impactados.

Ao alinhar esforços e perspectivas diversas, o projeto consolidará, até 2025, diretrizes que representarão um compromisso coletivo para a descarbonização do transporte de carga urbano no Brasil, promovendo a implementação de práticas mais sustentáveis e a redução efetiva das emissões ao meio ambiente.